Responsável por 19,4% dos 197.076 veículos registrados no Brasil em abril de acordo com os números oficiais da Fenabrave, o segmento de picapes emplacou 38.279 unidades no mês passado, 2,5% a menos na comparação com o mesmo período de 2024 (39.273). Em relação a março (36.696), houve uma evolução de 4,3%.
Líder geral de todas as categorias, a Fiat Strada (10.076) recuou pouco mais de 12% nos últimos doze meses entre as picapes pequenas, em contraste com a leve alta de 1,6% da rival VW Saveiro (5.458), que superou a barreira das 4 mil unidades pela 9ª vez nos últimos dez meses.
7
Fonte: Motor1 Argentina
Entre as picapes intermediárias, apenas as líderes Fiat Toro (4.502) e Ram Rampage (1.988) cresceram frente a 2024. Destaque negativo, a Chevrolet Montana (1.701) perdeu quase 1/3 de seus compradores. Também em mau momento comercial, a Ford Maverick emplacou apenas 130 unidades, 30% de queda no período.
Picapes Pequenas | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2025 | ABR/25 | MAR/25 | ABR/24 | % ABR 25 | % MAR 25 | VARIAÇÃO ABR/MAR | VARIAÇÃO 2025/2024 |
1º | FIAT STRADA | 39374 | 10076 | 10256 | 11497 | 64,86% | 64,31% | -1,76% | -12,36% |
2º | VW SAVEIRO | 18762 | 5458 | 5692 | 5373 | 35,14% | 35,69% | -4,11% | 1,58% |
|
| 58136 | 15534 | 15948 | 16870 | 100,00% | 100,00% | -2,60% | -7,92% |

22
Fonte: Fiat
Picapes Intermediárias | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2025 | ABR/25 | MAR/25 | ABR/24 | % ABR 25 | % MAR 25 | VARIAÇÃO ABR/MAR | VARIAÇÃO 2025/2024 |
1º | FIAT TORO | 15231 | 4502 | 3629 | 3895 | 48,08% | 42,48% | 24,06% | 15,58% |
2º | RAM RAMPAGE | 7246 | 1988 | 1818 | 1756 | 21,23% | 21,28% | 9,35% | 13,21% |
3º | CHEVROLET MONTANA | 6566 | 1701 | 1744 | 2534 | 18,17% | 20,41% | -2,47% | -32,87% |
4º | RENAULT OROCH | 3904 | 1042 | 1189 | 1116 | 11,13% | 13,92% | -12,36% | -6,63% |
5º | FORD MAVERICK | 491 | 130 | 163 | 186 | 1,39% | 1,91% | -20,25% | -30,11% |
|
| 33438 | 9363 | 8543 | 9487 | 100,00% | 100,00% | 9,60% | -1,31% |
Já entre as picapes médias, a líder Toyota Hilux (3.934) foi a única entre as cinco mais vendidas a perder espaço (-17,9%). Vice e com crescimento superior a 25%, a Ford Ranger (2.980) teve seu melhor resultado em 2025. Completando o pódio, a Chevrolet S10 (2.695) também registrou seu melhor momento no ano.
Com forte avanço nas últimas semanas, a Fiat Titano (1.069) superou a também novata Mitsubishi Triton (781), que teve seu resultado mais forte desde o lançamento. Após o bom desempenho de março e duas presenças seguidas na 4ª posição, a Nissan Frontier (348) caiu para a 7ª posição. Já a VW Amarok, com apenas 159 unidades, não vendia tão pouco desde junho de 2022 (83).
Picapes Médias | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2025 | ABR/25 | MAR/25 | ABR/24 | % ABR 25 | % MAR 25 | VARIAÇÃO ABR/MAR | VARIAÇÃO 2025/2024 |
1º | TOYOTA HILUX | 14150 | 3934 | 3413 | 4792 | 30,77% | 29,16% | 15,27% | -17,90% |
2º | FORD RANGER | 10343 | 2980 | 2497 | 2381 | 23,30% | 21,33% | 19,34% | 25,16% |
3º | CHEVROLET S10 | 8399 | 2695 | 2330 | 2473 | 21,08% | 19,91% | 15,67% | 8,98% |
4º | FIAT TITANO | 3159 | 1069 | 618 | 43 | 8,36% | 5,28% | 72,98% | 2386,05% |
5º | MITSUBISHI TRITON | 1918 | 781 | 699 | 0 | 6,11% | 5,97% | 11,73% | – |
6º | MITSUBISHI L200 | 3092 | 632 | 511 | 1257 | 4,94% | 4,37% | 23,68% | -49,72% |
7º | NISSAN FRONTIER | 3237 | 348 | 944 | 1119 | 2,72% | 8,06% | -63,14% | -68,90% |
8º | VW AMAROK | 1971 | 159 | 540 | 247 | 1,24% | 4,61% | -70,56% | -35,63% |
9º | BYD SHARK | 434 | 140 | 122 | 0 | 1,09% | 1,04% | 14,75% | – |
10º | JAC HUNTER | 147 | 48 | 31 | 0 | 0,38% | 0,26% | 54,84% | – |
11º | AGRALE MARRUÁ | 1 | 1 | 0 | 0 | 0,01% | 0,00% | – | – |
|
| 46851 | 12787 | 11705 | 12312 | 100,00% | 100,00% | 9,24% | 3,86% |

10
Fonte: Ford
Invertendo as colocações de março, 3500 (211) e 1500 (119) garantiram nova dobradinha para a Ram. Em baixa no último ranking, a Chevrolet Silverado (109) avançou mais de 140% e registrou seu desempenho mais forte desde fevereiro do ano passado (124). Após cinco meses seguidos no pódio, a Ford F-150 (75) desta vez ficou fora e por pouco não perdeu a 4ª posição para a Ram 2500 (70).
Picapes Grandes | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2025 | ABR/25 | MAR/25 | ABR/24 | % ABR 25 | % MAR 25 | VARIAÇÃO ABR/MAR | VARIAÇÃO 2025/2024 |
1º | RAM 3500 | 648 | 211 | 143 | 150 | 35,46% | 28,60% | 47,55% | 40,67% |
2º | RAM 1500 | 669 | 119 | 154 | 32 | 20,00% | 30,80% | -22,73% | 271,88% |
3º | CHEVROLET SILVERADO | 230 | 109 | 45 | 84 | 18,32% | 9,00% | 142,22% | 29,76% |
4º | FORD F150 | 404 | 75 | 88 | 67 | 12,61% | 17,60% | -14,77% | 11,94% |
5º | RAM 2500 | 329 | 70 | 65 | 118 | 11,76% | 13,00% | 7,69% | -40,68% |
6º | JEEP GLADIATOR | 14 | 9 | 2 | 14 | 1,51% | 0,40% | 350,00% | -35,71% |
7º | GMC HUMMER EV | 3 | 1 | 2 | 2 | 0,17% | 0,40% | -50,00% | -50,00% |
8º | RAM CLASSIC | 5 | 1 | 1 | 137 | 0,17% | 0,20% | 0,00% | -99,27% |
2302 | 595 | 500 | 604 | 100,00% | 100,00% | 19,00% | -1,49% |