Maior mercado do continente europeu, a Alemanha registrou retração nas vendas de 0 km em novembro de 2024. Segundo os números oficiais da KBA, entidade que representa os revendedores no país, foram registrados no penúltimo mês do ano passado 244.544 veículos, 0,5% a menos em relação ao mesmo período de 2023. O desempenho, de acordo com o Best Selling Cars Blog, é 18,2% inferior ao do período pré-pandemia (2019).
O acumulado dos onze primeiros meses, de 2.592.610 unidades, é 0,4% inferior ao do ano passado, ressaltando que até julho o desempenho era positivo. A Volkswagen (47.610), praticamente estável nos últimos doze meses, manteve uma confortável liderança, com a Mercedes-Benz (25.869) tranquila na 2ª posição.
Com 22.464 unidades, a BMW repetiu a 3ª posição pelo 5º mês consecutivo. Em queda de mais de 19%, a Audi foi novamente o destaque negativo entre as líderes. Em situação oposta, a Toyota (10.262) dobrou as vendas de 2023 e superou a Ford (7.927) pelo 8º lugar. Menção também para os quase 79% de crescimento da Peugeot (7.114).
Foto de: Toyota
Toyota Urban Cruiser 2024
POS. | MARCA | NOV.2024 | % MERCADO 2024 | NOV.2023 | % MERCADO 2023 | % VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | VW | 47.610 | 19,5% | 47.279 | 19,2% | 0,7% |
2º | MERCEDES-BENZ | 25.869 | 10,6% | 24.446 | 9,9% | 5,8% |
3º | BMW | 22.464 | 9,2% | 21.981 | 8,9% | 2,2% |
4º | SKODA | 18.448 | 7,5% | 15.836 | 6,4% | 16,5% |
5º | AUDI | 17.445 | 7,1% | 21.603 | 8,8% | -19,2% |
6º | SEAT | 11.747 | 4,8% | 11.237 | 4,6% | 4,5% |
7º | OPEL | 11.625 | 4,8% | 12.571 | 5,1% | -7,5% |
8º | TOYOTA | 10.262 | 4,2% | 5.017 | 2,0% | 104,5% |
9º | FORD | 7.927 | 3,2% | 8.500 | 3,5% | -6,7% |
10º | HYUNDAI | 7.885 | 3,2% | 8.939 | 3,6% | -11,8% |
11º | PEUGEOT | 7.114 | 2,9% | 3.985 | 1,6% | 78,5% |
12º | DACIA | 5.730 | 2,3% | 5.407 | 2,2% | 6,0% |
13º | RENAULT | 5.520 | 2,3% | 5.571 | 2,3% | -0,9% |
14º | VOLVO | 5.500 | 2,2% | 5.382 | 2,2% | 2,2% |
15º | KIA | 5.103 | 2,1% | 6.139 | 2,5% | -16,9% |
16º | CITROËN | 3.883 | 1,6% | 3.322 | 1,4% | 16,9% |
17º | MAZDA | 3.462 | 1,4% | 4.039 | 1,6% | -14,3% |
18º | FIAT | 3.064 | 1,3% | 5.035 | 2,0% | -39,1% |
19º | MINI | 3.049 | 1,2% | 4.040 | 1,6% | -24,5% |
20º | PORSCHE | 2.722 | 1,1% | 2.331 | 0,9% | 16,8% |
… | … | … | … |
| … | |
| TOTAL | 244.544 | 100,0% | 245.701 | 100,0% | -0,5% |
| ACUMULADO | 2.592.610 | 100,0% | 2.602.726 | 100,0% | -0,4% |
Na disputa entre os modelos, a líder VW emplacou os três modelos preferidos dos alemães, com o Golf (8.890) à frente do T-Roc (6.414) e do Tiguan (6.033). Vale lembrar que o Golf MK 8,5 está previsto para retornar ao Brasil agora em 2025 na versão GTI. Quarto colocado – novo recorde, segundo o BSCB -, o Toyota Yaris (4.134) mais do que dobrou os números de 2023. Fechando o top 5, o VW Passat, agora apenas na versão SW, conquistou a preferência de 4.106 consumidores.
Único do top 10 a vender menos do que em 2023, o Opel Corsa (3.956) caiu para a 7ª posição. Mostrando a forte aceitação da nova geração, o BMW Série 5 (3.745) garantiu o 8º lugar com alta de quase 94%. Com a maior queda dentre os modelos do top 50, o VW Polo (2.559) novamente foi batido em sua terra natal pelo Peugeot 208 (2.609), este mais do que triplicando as vendas do ano passado.

POS. | MODELO | NOV.2024 | % MERCADO 2024 | NOV.2023 | % MERCADO 2023 | % VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | VW GOLF | 8.890 | 3,6% | 7.503 | 3,1% | 18,5% |
2º | VW T-ROC | 6.414 | 2,6% | 4.491 | 1,8% | 42,8% |
3º | VW TIGUAN | 6.033 | 2,5% | 5.684 | 2,3% | 6,1% |
4º | TOYOTA YARIS | 4.134 | 1,7% | 1.964 | 0,8% | 110,5% |
5º | VW PASSAT | 4.106 | 1,7% | 3.866 | 1,6% | 6,2% |
6º | SKODA OCTAVIA | 4.010 | 1,6% | 2.845 | 1,2% | 40,9% |
7º | OPEL CORSA | 3.956 | 1,6% | 4.516 | 1,8% | -12,4% |
8º | BMW SÉRIE 5 | 3.745 | 1,5% | 1.933 | 0,8% | 93,7% |
9º | MERCEDES GLA | 3.647 | 1,5% | 2.535 | 1,0% | 43,9% |
10º | OPEL ASTRA | 3.607 | 1,5% | 3.191 | 1,3% | 13,0% |
11º | BMW X1 | 3.577 | 1,5% | 3.534 | 1,4% | 1,2% |
12º | MERCEDES CLASSE E | 3.565 | 1,5% | 3.400 | 1,4% | 4,9% |
13º | MERCEDES GLC | 3.442 | 1,4% | 3.204 | 1,3% | 7,4% |
14º | BMW SÉRIE 3 | 3.273 | 1,3% | 2.947 | 1,2% | 11,1% |
15º | SKODA ENYAQ | 3.066 | 1,3% | 3.588 | 1,5% | -14,5% |
16º | MINI COOPER | 3.049 | 1,2% | 4.040 | 1,6% | -24,5% |
17º | AUDI A6 | 2.930 | 1,2% | 2.871 | 1,2% | 2,1% |
18º | SEAT LEON | 2.894 | 1,2% | 3.000 | 1,2% | -3,5% |
19º | SKODA KAROQ | 2.727 | 1,1% | 2.044 | 0,8% | 33,4% |
20º | FORD TRANSIT | 2.716 | 1,1% | 4.540 | 1,8% | -40,2% |
21º | MERCEDES CLASSE C | 2.690 | 1,1% | 3.361 | 1,4% | -20,0% |
22º | AUDI A3 | 2.635 | 1,1% | 3.234 | 1,3% | -18,5% |
23º | VW T-CROSS | 2.628 | 1,1% | 3.168 | 1,3% | -17,0% |
24º | VW ID.7 | 2.613 | 1,1% | 564 | 0,2% | 363,3% |
25º | PEUGEOT 208 | 2.609 | 1,1% | 825 | 0,3% | 216,2% |
26º | VW TAIGO | 2.609 | 1,1% | 2.027 | 0,8% | 28,7% |
27º | VW POLO | 2.559 | 1,0% | 4.996 | 2,0% | -48,8% |
28º | VW ID.4 | 2.394 | 1,0% | 2.240 | 0,9% | 6,9% |
29º | DACIA SANDERO | 2.385 | 1,0% | 1.670 | 0,7% | 42,8% |
30º | SKODA FABIA | 2.332 | 1,0% | 1.844 | 0,8% | 26,5% |
31º | VW TRANSPORTER | 2.309 | 0,9% | 2.383 | 1,0% | -3,1% |
32º | SEAT FORMENTOR | 2.297 | 0,9% | 2.161 | 0,9% | 6,3% |
33º | VOLVO XC60 | 2.157 | 0,9% | 2.287 | 0,9% | -5,7% |
34º | VW TOURAN | 2.130 | 0,9% | 1.716 | 0,7% | 24,1% |
35º | BMW X3 | 2.095 | 0,9% | 2.694 | 1,1% | -22,2% |
36º | BMW SÉRIE 4 | 2.057 | 0,8% | 3.155 | 1,3% | -34,8% |
37º | HYUNDAI TUCSON | 2.048 | 0,8% | 2.251 | 0,9% | -9,0% |
38º | MERCEDES CLASSE A | 2.024 | 0,8% | 2.512 | 1,0% | -19,4% |
39º | SKODA KODIAQ | 2.006 | 0,8% | 2.032 | 0,8% | -1,3% |
40º | MERCEDES CLASSE V | 1.984 | 0,8% | 1.583 | 0,6% | 25,3% |
41º | BMW SÉRIE 2 | 1.937 | 0,8% | 1.730 | 0,7% | 12,0% |
42º | OPEL GRANDLAND X | 1.925 | 0,8% | 1.337 | 0,5% | 44,0% |
43º | SEAT BORN | 1.907 | 0,8% | 1.554 | 0,6% | 22,7% |
44º | TOYOTA AYGO | 1.896 | 0,8% | 884 | 0,4% | 114,5% |
45º | DACIA DUSTER | 1.844 | 0,8% | 1.367 | 0,6% | 34,9% |
46º | OPEL MOKKA | 1.834 | 0,7% | 2.375 | 1,0% | -22,8% |
47º | SKODA SUPERB | 1.786 | 0,7% | 1.166 | 0,5% | 53,2% |
48º | VW CADDY | 1.786 | 0,7% | 1.496 | 0,6% | 19,4% |
49º | SKODA KAMIQ | 1.776 | 0,7% | 1.599 | 0,7% | 11,1% |
50º | TESLA MODEL Y | 1.769 | 0,7% | 2.840 | 1,2% | -37,7% |