Com 49% dos 2.484.740 automóveis e comerciais leves emplacados em 2024, as vendas diretas mostraram sua importância cada vez maior para o mercado brasileiro. A Fiat, com 26,62% de participação, chegou ao 6º ano seguido na liderança entre as montadoras. Volkswagen (20,35%), Chevrolet (12,57%), Renault (8,60%) e Hyundai (7,76%) completaram as cinco primeiras posições.
O ranking de automóveis foi dominado por hatches nas primeiras colocações. Repetindo a posição de honra de 2023, o Polo (95.763) teve quase 70% de suas unidades registrados sem depender do varejo. De quebra, o modelo da VW assumiu a liderança geral pela 1ª vez na modalidade. Sétimo no ano passado, o Fiat Argo (62.843) subiu cinco posições. O Fiat Mobi, com 55.165 emplacamentos, manteve o 3º lugar do último ranking anual.
Foto de: Motor1 Argentina
Com Hyundai HB20 (54.034), Renault Kwid (50.117) e Chevrolet Onix (46.252) na sequência, todos os seis primeiros colocados foram hatches. Em 7º e com mais da metade de seus emplacamentos através de vendas diretas, o VW T-Cross (44.223) se manteve à frente entre os SUVs / crossovers – além dele, apenas o Nissan Kicks (28.474) marcou presença no top 10.
Ausentes no pelotão de cima do varejo, Chevrolet Onix Plus (34.198) e Fiat Cronos (29.918) asseguraram a representação dos sedãs entre os dez primeiros. Fechando o top 50, o BYD Song (1.495) foi o menos dependente das vendas diretas (5,4%). Em situação oposta, dois modelos da Volvo – XC60 (3.263) e EX30 (2.745) – tiveram praticamente todos os seus emplacamentos na modalidade.
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | 2024 (A) |
1º | VW POLO | 95.763 | 68,32% | 140.177 |
2º | FIAT ARGO | 62.843 | 68,95% | 91.139 |
3º | FIAT MOBI | 55.165 | 81,87% | 67.382 |
4º | HYUNDAI HB20 | 54.034 | 55,66% | 97.079 |
5º | RENAULT KWID | 50.117 | 87,55% | 57.241 |
6º | CHEVROLET ONIX | 46.252 | 47,44% | 97.503 |
7º | VW T-CROSS | 44.223 | 52,65% | 83.990 |
8º | CHEVROLET ONIX PLUS | 34.198 | 57,03% | 59.960 |
9º | FIAT CRONOS | 29.918 | 67,40% | 44.392 |
10º | NISSAN KICKS | 28.474 | 47,10% | 60.455 |
11º | HYUNDAI HB20S | 27.038 | 72,42% | 37.337 |
12º | VW NIVUS | 22.147 | 39,60% | 55.924 |
13º | JEEP RENEGADE | 21.751 | 40,36% | 53.896 |
14º | CHEVROLET TRACKER | 21.211 | 30,55% | 69.431 |
15º | JEEP COMPASS | 19.974 | 39,90% | 50.055 |
16º | VW VIRTUS | 18.691 | 57,75% | 32.366 |
17º | CHEVROLET SPIN | 16.141 | 64,69% | 24.953 |
18º | TOYOTA YARIS SEDAN | 15.426 | 70,33% | 21.934 |
19º | HYUNDAI CRETA | 13.035 | 18,86% | 69.116 |
20º | FIAT FASTBACK | 12.708 | 26,34% | 48.246 |
21º | GWM HAVAL H6 | 12.228 | 53,42% | 22.892 |
22º | FIAT PULSE | 12.108 | 30,98% | 39.079 |
23º | RENAULT DUSTER | 11.972 | 57,83% | 20.702 |
24º | RENAULT KARDIAN | 11.648 | 47,65% | 24.447 |
25º | TOYOTA COROLLA CROSS | 10.813 | 22,62% | 47.796 |
26º | CITROËN C3 | 10.753 | 51,01% | 21.080 |
27º | TOYOTA COROLLA | 10.459 | 27,77% | 37.668 |
28º | TOYOTA YARIS HATCH | 8.556 | 32,95% | 25.964 |
29º | JEEP COMMANDER | 7.519 | 44,90% | 16.745 |
30º | PEUGEOT 208 | 7.051 | 39,82% | 17.709 |
31º | VW TAOS | 6.992 | 39,80% | 17.569 |
32º | PEUGEOT 2008 | 6.954 | 88,35% | 7.871 |
33º | HONDA HR-V | 5.927 | 11,77% | 50.375 |
34º | NISSAN VERSA | 4.983 | 42,85% | 11.628 |
35º | RENAULT LOGAN | 4.776 | 99,07% | 4.821 |
36º | VOLVO XC60 | 3.263 | 99,82% | 3.269 |
37º | RENAULT SANDERO | 3.260 | 70,40% | 4.631 |
38º | FORD TERRITORY | 2.823 | 50,13% | 5.631 |
39º | NISSAN SENTRA | 2.792 | 46,43% | 6.014 |
40º | VOLVO EX30 | 2.745 | 99,89% | 2.748 |
41º | HONDA CITY | 2.664 | 16,28% | 16.368 |
42º | CITROËN C3 AIRCROSS | 2.627 | 31,71% | 8.284 |
43º | GWM ORA 03 | 2.603 | 41,15% | 6.326 |
44º | CITROËN BASALT | 2.295 | 98,92% | 2.320 |
45º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 2.134 | 10,59% | 20.159 |
46º | HONDA CITY HATCH | 2.074 | 13,40% | 15.473 |
47º | MITSUBISHI PAJERO | 2.068 | 70,24% | 2.944 |
48º | HONDA ZR-V | 1.738 | 29,37% | 5.917 |
49º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 1.635 | 79,33% | 2.061 |
50º | BYD SONG | 1.495 | 5,40% | 27.689 |

Preferida no geral nos últimos anos, a Fiat Strada (94.231) manteve uma confortável liderança entre os comerciais leves. Adversária mais próxima e com quase 93% de dependência, a VW Saveiro registrou uma desvantagem superior a 40 mil unidades. A marca italiana ainda emplacou a Toro (30.228) no pódio mais uma vez.
Como surpresa do ano, a Toyota Hilux (24.877) assumiu o 4º lugar com boa margem sobre a Chevrolet S10 (18.378). Com maior destaque no varejo, a Ford Ranger (13.075) ficou atrás até da Ram Rampage (13.487). Em seu 1º ano de mercado, a Fiat Titano (5.004) foi a 15ª, com mais de 80% de suas unidades na modalidade.
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | 2024 (A) |
1º | FIAT STRADA | 94.231 | 65,13% | 144.684 |
2º | VW SAVEIRO | 52.754 | 92,58% | 56.984 |
3º | FIAT TORO | 30.228 | 56,13% | 53.856 |
4º | TOYOTA HILUX | 24.877 | 49,74% | 50.010 |
5º | CHEVROLET S10 | 18.378 | 67,07% | 27.402 |
6º | FIAT FIORINO | 17.388 | 86,05% | 20.208 |
7º | CHEVROLET MONTANA | 13.545 | 48,86% | 27.724 |
8º | RAM RAMPAGE | 13.487 | 57,10% | 23.619 |
9º | FORD RANGER | 13.075 | 41,04% | 31.860 |
10º | RENAULT OROCH | 11.119 | 86,31% | 12.883 |
11º | RENAULT MASTER | 8.473 | 75,87% | 11.168 |
12º | NISSAN FRONTIER | 7.981 | 86,21% | 9.258 |
13º | VW AMAROK | 6.627 | 90,43% | 7.328 |
14º | MITSUBISHI L200 | 5.680 | 51,72% | 10.982 |
15º | FIAT TITANO | 5.004 | 80,41% | 6.223 |
16º | RENAULT KANGOO | 2.941 | 99,06% | 2.969 |
17º | FIAT SCUDO | 2.749 | 73,27% | 3.752 |
18º | FORD TRANSIT | 2.212 | 70,13% | 3.154 |
19º | FIAT DUCATO | 1.778 | 78,33% | 2.270 |
20º | RAM 2500 | 1.354 | 76,15% | 1.778 |
21º | RAM 3500 | 1.019 | 58,83% | 1.732 |
22º | VW TRUCK E BUS EXPRESS | 692 | 35,84% | 1.931 |
23º | FORD MAVERICK | 616 | 17,42% | 3.536 |
24º | RAM 1500 | 517 | 42,00% | 1.231 |
25º | CHEVROLET SILVERADO | 514 | 40,25% | 1.277 |
26º | RAM CLASSIC | 503 | 45,11% | 1.115 |
27º | PEUGEOT EXPERT | 469 | 42,44% | 1.105 |
28º | PEUGEOT PARTNER | 391 | 51,38% | 761 |
29º | FORD ETRANSIT | 362 | 100,00% | 362 |
30º | BYD SHARK | 313 | 100,00% | 313 |
31º | JEEP GLADIATOR | 280 | 84,85% | 330 |
32º | CITROËN JUMPY | 252 | 25,53% | 987 |
33º | FORD F150 | 199 | 36,18% | 550 |
34º | RENAULT KANGOO E-TECH | 175 | 99,43% | 176 |
35º | HYUNDAI HR | 115 | 6,35% | 1.810 |
36º | BYD T3 | 96 | 100,00% | 96 |
37º | PEUGEOT BOXER | 78 | 46,15% | 169 |
38º | CITROËN JUMPER | 67 | 41,10% | 163 |
39º | KIA K2500 | 45 | 1,67% | 2.688 |
40º | RENAULT KWID | 42 | 95,45% | 44 |
41º | CITROËN BERLINGO | 6 | 100,00% | 6 |
42º | NISSAN TOWNSTAR | 4 | 100,00% | 4 |
43º | VW KOMBI | 2 | 3,28% | 61 |
44º | FIAT DOBLÒ | 1 | 100,00% | 1 |
45º | FORD F250 | 1 | 33,33% | 3 |

Foto de: Motor1 Argentina
Em dezembro
As vendas diretas foram a modalidade nº 1 do mercado brasileiro pelo 3º mês seguido. De acordo com os números oficiais da Fenabrave, foram 50,5% dos 243.691 automóveis e comerciais leves emplacados em dezembro. Com 26,33% de market share, a Fiat chegou ao 17º mês seguido como líder entre as montadoras. VW (20,10%), Chevrolet (12,22%), Renault (11,59%) e Hyundai (7,57%) vieram na sequência.
Sem surpresas, o VW Polo (9.008) se manteve à frente no ranking de automóveis com mais de 2/3 de todas as suas unidades. A novidade do último mês de 2024 foi a vice-liderança do Renault Kwid (6.784), que teve menos de 500 unidades comercializadas no varejo. Em disputa acirrada pela 3ª posição, vitória do Fiat Argo (5.303) sobre o Hyundai HB20 (5.184), com o Fiat Mobi (4.989) completando o top 5.
VW T-Cross (4.864, 6º) e Jeep Compass (2.576, 10º) foram os representantes dos SUVs / crossovers no top 10. Oitavo, o Fiat Cronos (3.581) comandou as ações entre os sedãs. Último do top 50, o Caoa Chery Tiggo 7 (127) foi também o menos dependente da modalidade (4,47%). Já os representantes da Volvo, EX30 (353) e XC60 (10), ultrapassaram os 99% de representatividade fora do varejo.
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | DEZ.24 (A) |
1º | VW POLO | 9.008 | 66,87% | 13.470 |
2º | RENAULT KWID | 6.784 | 94,09% | 7.210 |
3º | FIAT ARGO | 5.303 | 75,15% | 7.057 |
4º | HYUNDAI HB20 | 5.184 | 52,14% | 9.942 |
5º | FIAT MOBI | 4.989 | 89,86% | 5.552 |
6º | VW T-CROSS | 4.864 | 48,70% | 9.987 |
7º | CHEVROLET ONIX | 4.129 | 42,44% | 9.730 |
8º | FIAT CRONOS | 3.581 | 69,85% | 5.127 |
9º | CHEVROLET ONIX PLUS | 3.239 | 58,49% | 5.538 |
10º | JEEP COMPASS | 2.576 | 54,65% | 4.714 |
11º | HYUNDAI HB20S | 2.527 | 74,21% | 3.405 |
12º | CHEVROLET TRACKER | 2.432 | 28,85% | 8.430 |
13º | RENAULT KARDIAN | 2.229 | 56,09% | 3.974 |
14º | PEUGEOT 2008 | 2.072 | 95,79% | 2.163 |
15º | RENAULT DUSTER | 2.044 | 66,11% | 3.092 |
16º | VW VIRTUS | 1.819 | 58,72% | 3.098 |
17º | VW NIVUS | 1.764 | 38,88% | 4.537 |
18º | CHEVROLET SPIN | 1.729 | 65,79% | 2.628 |
19º | NISSAN KICKS | 1.674 | 38,07% | 4.397 |
20º | FIAT FASTBACK | 1.601 | 35,63% | 4.493 |
21º | HYUNDAI CRETA | 1.595 | 25,15% | 6.341 |
22º | JEEP RENEGADE | 1.488 | 37,18% | 4.002 |
23º | GWM HAVAL H6 | 1.214 | 45,92% | 2.644 |
24º | CITROËN BASALT | 943 | 98,02% | 962 |
25º | CITROËN C3 | 934 | 67,98% | 1.374 |
26º | TOYOTA COROLLA CROSS | 913 | 24,21% | 3.771 |
27º | FIAT PULSE | 860 | 21,69% | 3.965 |
28º | TOYOTA COROLLA | 747 | 21,01% | 3.556 |
29º | VW TAOS | 716 | 37,00% | 1.935 |
30º | JEEP COMMANDER | 702 | 45,91% | 1.529 |
31º | TOYOTA YARIS SEDAN | 656 | 64,76% | 1.013 |
32º | PEUGEOT 208 | 619 | 88,05% | 703 |
33º | HONDA HR-V | 550 | 11,56% | 4.758 |
34º | HONDA CITY | 525 | 27,22% | 1.929 |
35º | NISSAN VERSA | 452 | 36,69% | 1.232 |
36º | HONDA CITY HATCH | 378 | 22,66% | 1.668 |
37º | VOLVO EX30 | 353 | 99,72% | 354 |
38º | CITROËN C3 AIRCROSS | 328 | 50,93% | 644 |
39º | VOLVO XC60 | 310 | 99,68% | 311 |
40º | BYD SONG | 284 | 5,42% | 5.239 |
41º | TOYOTA YARIS HATCH | 278 | 35,19% | 790 |
42º | NISSAN SENTRA | 261 | 39,79% | 656 |
43º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 225 | 76,53% | 294 |
44º | TOYOTA SW4 | 223 | 11,35% | 1.964 |
45º | RENAULT SANDERO | 216 | 66,26% | 326 |
46º | MITSUBISHI PAJERO | 208 | 70,75% | 294 |
47º | BYD KING | 166 | 8,51% | 1.950 |
48º | GWM ORA 03 | 145 | 30,33% | 478 |
49º | AUDI Q5 | 139 | 72,02% | 193 |
50º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 127 | 4,47% | 2.844 |
Já entre os comerciais leves, a Fiat Strada (11.010) abriu vantagem sobre a VW Saveiro (5.882) e reassumiu a liderança geral da modalidade. Terceira colocada, a Toyota Hilux (2.616) teve mais de 57% de seus emplacamentos fora do varejo, algo incomum para o modelo. Sexta colocada, a Ford Ranger (1.259) foi novamente a menos dependente da modalidade entre as líderes (34,95%). Destaque para a Fiat Titano (1.249) aparecendo no top 10.
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | DEZ.24 (A) |
1º | FIAT STRADA | 11.010 | 67,82% | 16.235 |
2º | VW SAVEIRO | 5.882 | 94,07% | 6.253 |
3º | TOYOTA HILUX | 2.616 | 57,34% | 4.562 |
4º | FIAT TORO | 2.342 | 51,95% | 4.508 |
5º | CHEVROLET S10 | 2.064 | 71,49% | 2.887 |
6º | FORD RANGER | 1.259 | 34,95% | 3.602 |
7º | FIAT TITANO | 1.249 | 84,68% | 1.475 |
8º | RAM RAMPAGE | 1.201 | 64,78% | 1.854 |
9º | CHEVROLET MONTANA | 1.126 | 44,17% | 2.549 |
10º | RENAULT MASTER | 1.011 | 80,56% | 1.255 |
11º | RENAULT KANGOO | 997 | 99,11% | 1.006 |
12º | RENAULT OROCH | 950 | 83,63% | 1.136 |
13º | FIAT FIORINO | 826 | 80,66% | 1.024 |
14º | VW AMAROK | 629 | 81,37% | 773 |
15º | NISSAN FRONTIER | 436 | 86,68% | 503 |
16º | FIAT SCUDO | 409 | 90,29% | 453 |
17º | MITSUBISHI L200 | 404 | 43,02% | 939 |
18º | FIAT DUCATO | 236 | 86,76% | 272 |
19º | FORD TRANSIT | 231 | 83,09% | 278 |
20º | RAM 3500 | 160 | 78,05% | 205 |
21º | RAM 2500 | 123 | 78,85% | 156 |
22º | BYD SHARK | 121 | 100,00% | 121 |
23º | VW TRUCK E BUS EXPRESS | 102 | 48,57% | 210 |
24º | FORD F150 | 39 | 40,63% | 96 |
25º | PEUGEOT EXPERT | 36 | 64,29% | 56 |
26º | CITROËN JUMPY | 29 | 74,36% | 39 |
27º | PEUGEOT PARTNER | 26 | 61,90% | 42 |
28º | FORD MAVERICK | 21 | 10,66% | 197 |
29º | CHEVROLET SILVERADO | 12 | 14,46% | 83 |
30º | RENAULT KWID | 10 | 100,00% | 10 |
31º | RAM 1500 | 7 | 31,82% | 22 |
32º | RENAULT KANGOO E-TECH | 7 | 100,00% | 7 |
33º | CITROËN JUMPER | 6 | 46,15% | 13 |
34º | KIA K2500 | 5 | 2,48% | 202 |
35º | PEUGEOT BOXER | 3 | 50,00% | 6 |
36º | HYUNDAI HR | 2 | 0,91% | 219 |
37º | FORD ETRANSIT | 1 | 100,00% | 1 |