O ano de 2024 foi o melhor da história para o mercado de veículos seminovos. De acordo com os números oficiais divulgados pela Fenabrave, foram comercializadas no ano passado 11.675.936 unidades – das quais 9.948.328 automóveis e 1.727.608 comerciais leves -, resultado 9,41% superior ao registrado em 2023 (10.671.651). Até então, o ano de 2021 (11.404.428) havia sido o melhor para os modelos usados.
Somente em dezembro foram registrados 1.118.246 veículos comercializados, um crescimento de 6,81% frente ao mesmo período do ano anterior. Entre as montadoras, a Volkswagen foi novamente a marca preferida no acumulado, com 19,30% de market share. Em disputa acirrada pela 2ª posição, Chevrolet e Fiat ficaram separadas por apenas 0,13 ponto percentual (18,55% x 18,42%). Ford (8,63%) e Toyota (5,73%) completaram as cinco primeiras posições.
Chevrolet Onix LTZ 2017 x Hyundai HB20 2017
Para Arcelio Junior, presidente da entidade, “o resultado demonstra a recuperação do setor automotivo e do segmento de veículos usados, acompanhando a evolução de novos, já que, na maior parte dos casos, quando o consumidor negocia um veículo 0km, oferece um usado como parte do pagamento, o que acaba estimulando, naturalmente, a gradual e necessária renovação da frota, favorecendo a segurança viária e a sustentabilidade do setor”.
No ranking de automóveis, não tivemos alteração na lista dos quatro primeiros colocados, com o VW Gol (757.676) mantendo grande vantagem sobre os Fiat Palio (426.156) e Uno (411.523) – este como único no top 10 a vender menos do que em 2023 – e sobre o Chevrolet Onix (364.279). Nono colocado no ano anterior, o Hyundai HB20 (290.921) cresceu mais de 26% e entrou no top 5.
Sexto colocado, o Toyota Corolla (278.129) foi o único sedã entre os líderes. O Chevrolet Celta (256.591), 5º em 2023, caiu para a 7ª posição. Vale destacar que, de acordo com a Fenabrave, 88% dos veículos comercializados em 2024 tinham mais de 3 anos de uso. VW Fox (247.642), Ford Ka (240.918) e Ford Fiesta (205.077) completaram o top 10.
Líder entre os SUVs / crossovers até o ano anterior, o Ford Ecosport (148.666) perdeu a posição de honra para a dupla da Jeep, com o Renegade (156.658) à frente do Compass (150.016), ambos com crescimentos acima dos 33%. Destaque para as fortes evoluções de modelos como Chevrolet Tracker (92.135), Hyundai Creta (93.453) e Fiat Mobi (94.198) e para o aparecimento do VW T-Cross (81.918) no top 50.

Foto de: Jason Vogel
Destaque melancólico e negativo para Volkswagen Fusca. Em 2024, ficou na lanterninha do Top 50 com 45.304 unidades trocando de mãos. Foi uma queda de 17,22% na comparação com 2023, quando ocupou a 41ª posição do ranking. Um efeito similar está acontecendo com a Volkswagen Kombi entre os comerciais leves, escancarando a iminente saída dos clássicos da lista dos usados mais vendidos.
POS. | MODELO | 2024 | % TOTAL 2024 | 2023 | % TOTAL 2023 | % 2024/2023 | POS. 2023 |
1º | VW GOL | 757.676 | 7,62% | 745.221 | 7,67% | 1,67% | 1º |
2º | FIAT PALIO | 426.156 | 4,28% | 425.943 | 4,31% | 0,05% | 2º |
3º | FIAT UNO | 411.523 | 4,14% | 416.524 | 4,16% | -1,20% | 3º |
4º | CHEVROLET ONIX | 364.279 | 3,66% | 321.302 | 3,78% | 13,38% | 4º |
5º | HYUNDAI HB20 | 290.921 | 2,92% | 230.342 | 2,88% | 26,30% | 9º |
6º | TOYOTA COROLLA | 278.129 | 2,80% | 253.835 | 2,81% | 9,57% | 6º |
7º | CHEVROLET CELTA | 256.591 | 2,58% | 255.408 | 2,66% | 0,46% | 5º |
8º | VW FOX | 247.642 | 2,49% | 237.395 | 2,62% | 4,32% | 7º |
9º | FORD KA | 240.918 | 2,42% | 231.527 | 2,54% | 4,06% | 8º |
10º | FORD FIESTA | 205.077 | 2,06% | 200.353 | 2,19% | 2,36% | 10º |
11º | CHEVROLET CORSA | 190.468 | 1,91% | 194.904 | 1,92% | -2,28% | 11º |
12º | FIAT SIENA | 189.537 | 1,91% | 184.939 | 1,93% | 2,49% | 12º |
13º | HONDA CIVIC | 182.169 | 1,83% | 172.888 | 1,87% | 5,37% | 13º |
14º | RENAULT SANDERO | 176.691 | 1,78% | 166.185 | 1,82% | 6,32% | 14º |
15º | VW VOYAGE | 166.670 | 1,68% | 148.341 | 1,60% | 12,36% | 16º |
16º | CHEVROLET CLASSIC | 157.099 | 1,58% | 154.951 | 1,64% | 1,39% | 15º |
17º | JEEP RENEGADE | 156.658 | 1,57% | 117.125 | 1,52% | 33,75% | 20º |
18º | CHEVROLET PRISMA | 153.215 | 1,54% | 146.685 | 1,62% | 4,45% | 17º |
19º | JEEP COMPASS | 150.016 | 1,51% | 109.225 | 1,38% | 37,35% | 21º |
20º | FORD ECOSPORT | 148.666 | 1,49% | 141.414 | 1,53% | 5,13% | 18º |
21º | HONDA FIT | 126.559 | 1,27% | 121.351 | 1,31% | 4,29% | 19º |
22º | VW POLO | 117.536 | 1,18% | 100.372 | 1,16% | 17,10% | 22º |
23º | FIAT ARGO | 108.797 | 1,09% | 83.156 | 1,18% | 30,83% | 24º |
24º | HONDA HR-V | 108.225 | 1,09% | 92.957 | 1,08% | 16,42% | 23º |
25º | HYUNDAI HB20S | 97.619 | 0,98% | 83.124 | 1,00% | 17,44% | 25º |
26º | FIAT MOBI | 94.198 | 0,95% | 67.584 | 0,91% | 39,38% | 31º |
27º | HYUNDAI CRETA | 93.453 | 0,94% | 67.042 | 0,85% | 39,39% | 32º |
28º | RENAULT KWID | 92.408 | 0,93% | 71.604 | 0,94% | 29,05% | 28º |
29º | CHEVROLET TRACKER | 92.135 | 0,93% | 64.095 | 0,85% | 43,75% | 33º |
30º | RENAULT DUSTER | 88.147 | 0,89% | 75.738 | 0,86% | 16,38% | 27º |
31º | CITROËN C3 | 85.462 | 0,86% | 76.740 | 0,87% | 11,37% | 26º |
32º | VW T-CROSS* | 81.918 | 0,82% | 27.293 | 0,65% | 200,14% | 51º |
33º | NISSAN KICKS | 81.184 | 0,82% | 57.896 | 0,72% | 40,22% | 38º |
34º | CHEVROLET ONIX PLUS* | 76.722 | 0,77% | 36.705 | 0,69% | 109,02% | 49º |
35º | RENAULT LOGAN | 74.048 | 0,74% | 68.479 | 0,75% | 8,13% | 30º |
36º | HONDA CITY | 70.502 | 0,71% | 62.438 | 0,72% | 12,92% | 34º |
37º | VW GOLF | 69.734 | 0,70% | 69.218 | 0,70% | 0,75% | 29º |
38º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 65.761 | 0,66% | 60.434 | 0,68% | 8,81% | 35º |
39º | CHEVROLET SPIN | 63.677 | 0,64% | 54.420 | 0,59% | 17,01% | 42º |
40º | VW UP | 59.227 | 0,60% | 54.027 | 0,60% | 9,62% | 45º |
41º | FIAT WEEKEND | 58.095 | 0,58% | 59.899 | 0,56% | -3,01% | 36º |
42º | CHEVROLET VECTRA | 57.359 | 0,58% | 59.588 | 0,61% | -3,74% | 37º |
43º | RENAULT CLIO | 56.849 | 0,57% | 55.995 | 0,59% | 1,53% | 40º |
44º | CHEVROLET ASTRA | 56.672 | 0,57% | 57.597 | 0,59% | -1,61% | 39º |
45º | CHEVROLET COBALT | 56.110 | 0,56% | 54.045 | 0,60% | 3,82% | 44º |
46º | FORD FIESTA SEDAN | 55.316 | 0,56% | 53.393 | 0,57% | 3,60% | 46º |
47º | FIAT PUNTO | 53.938 | 0,54% | 54.097 | 0,56% | -0,29% | 43º |
48º | FORD KA SEDAN | 53.716 | 0,54% | 49.238 | 0,56% | 9,09% | 47º |
49º | TOYOTA HILUX SW4* | 46.342 | 0,47% | 13.767 | 0,00% | 236,62% | 52º |
50º | VW FUSCA | 45.304 | 0,46% | 54.729 | 0,52% | -17,22% | 41º |
… | … | … | … | … | … | … | … |
TOTAL AUTOS – 2024 | 9.948.328 | ||||||
TOTAL AUTOS – 2023 | 9.107.696 | ||||||
VARIAÇÃO % | 9,23% |

Volkswagen Kombi Last Edition
Entre os comerciais leves, a líder Fiat Strada (352.106) ampliou para mais de 125 mil unidades a sua vantagem para a VW Saveiro (226.380). Em alta de mais de 31%, a Fiat Toro (148.783) se aproximou de vez da Toyota Hilux (151.578) e deve ser uma adversária dificílima em 2025. No top 20, vale destacar, houve apenas uma troca de posições em relação a 2023: a Renault Master (17.681) assumiu a 14ª posição da Fiat Ducato (17.088).
POS. | MODELO | 2024 | % TOTAL 2024 | 2023 | % TOTAL 2023 | % 2024/2023 | POS. 2023 |
1º | FIAT STRADA | 352.106 | 20,38% | 313.394 | 19,88% | 12,35% | 1º |
2º | VW SAVEIRO | 226.380 | 13,10% | 214.886 | 13,40% | 5,35% | 2º |
3º | CHEVROLET S10 | 170.202 | 9,85% | 154.167 | 9,94% | 10,40% | 3º |
4º | TOYOTA HILUX | 151.578 | 8,77% | 132.342 | 8,71% | 14,54% | 4º |
5º | FIAT TORO | 148.783 | 8,61% | 113.184 | 8,24% | 31,45% | 5º |
6º | CHEVROLET MONTANA | 90.730 | 5,25% | 84.338 | 5,29% | 7,58% | 6º |
7º | FORD RANGER | 85.740 | 4,96% | 75.805 | 4,90% | 13,11% | 7º |
8º | FIAT FIORINO | 66.141 | 3,83% | 60.656 | 3,88% | 9,04% | 8º |
9º | MITSUBISHI L200 | 54.826 | 3,17% | 50.075 | 3,19% | 9,49% | 9º |
10º | VW AMAROK | 53.383 | 3,09% | 47.912 | 3,26% | 11,42% | 10º |
11º | VW KOMBI | 41.893 | 2,42% | 46.613 | 2,55% | -10,13% | 11º |
12º | NISSAN FRONTIER | 39.126 | 2,26% | 35.507 | 2,23% | 10,19% | 12º |
13º | RENAULT OROCH | 25.485 | 1,48% | 19.836 | 1,54% | 28,48% | 13º |
14º | RENAULT MASTER | 17.681 | 1,02% | 16.426 | 1,03% | 7,64% | 15º |
15º | FIAT DUCATO | 17.088 | 0,99% | 16.742 | 1,08% | 2,07% | 14º |
16º | HYUNDAI HR | 15.871 | 0,92% | 15.104 | 0,86% | 5,08% | 16º |
17º | FORD F1000 | 13.412 | 0,78% | 14.009 | 0,80% | -4,26% | 17º |
18º | FORD PAMPA | 12.674 | 0,73% | 13.595 | 0,72% | -6,77% | 18º |
19º | CHEVROLET D20 | 12.550 | 0,73% | 13.248 | 0,73% | -5,27% | 19º |
20º | FORD COURIER | 11.160 | 0,65% | 11.938 | 0,66% | -6,52% | 20º |
… | … | … | … | … | … | … | |
TOTAL COMERCIAIS – 2024 | 1.727.608 | ||||||
TOTAL COMERCIAIS – 2023 | 1.563.955 | ||||||
VARIAÇÃO % | 10,46% |
TOTAL (AUTOS + COMERCIAIS) – 2024 | 11.675.936 |
TOTAL (AUTOS + COMERCIAIS) – 2023 | 10.671.651 |
VARIAÇÃO % | 9,41% |
Observação: Os modelos em destaque (*) não possuem números completos de 2023 disponibilizados pela Fenabrave, sendo considerados no acumulado apenas os meses que tiveram resultados divulgados pela entidade.