A Espanha comemorou em 2024 o melhor desempenho anual para as vendas de veículos novos desde 2019, segundo o Best Selling Cars Blog. De acordo com a Anfac, entidade responsável pela divulgação dos dados oficiais no país europeu, foram comercializadas 1.016.885 unidades, 7,1% acima do total registrado em 2023 (949.362).
Em alta de quase 20%, a Toyota (95.614) comandou a disputa entre as montadoras pelo 3º ano seguido e com enorme vantagem sobre as rivais. Numa briga apertada pela 2ª posição, com menos de 2,7 mil unidades entre a 2ª e a 5ª colocadas, a Volkswagen (66.905) ficou à frente da Seat (65.299) tendo o menor crescimento do top 5 (+5%).
Kia (59.901) e Peugeot (51.767) foram as únicas representantes na parte de cima da tabela com retração nas vendas. Nona colocada, a Mercedes-Benz (47.071) se manteve à frente entre as montadoras premium, mas foi a BMW (45.249) a campeã geral de evolução num top 20 (+29%) com a Ford (25.596) com a maior queda (-16,6%) e sem a presença da Fiat.
POS. | MARCA | TOTAL 2024 | % MERCADO 2024 | TOTAL 2023 | % MERCADO 2023 | % VAR. 2024/2023 |
1º | TOYOTA | 95.614 | 9,4% | 79.883 | 8,4% | 19,7% |
2º | VOLKSWAGEN | 66.905 | 6,6% | 63.871 | 6,7% | 4,8% |
3º | SEAT | 65.299 | 6,4% | 58.583 | 6,2% | 11,5% |
4º | HYUNDAI | 64.841 | 6,4% | 58.874 | 6,2% | 10,1% |
5º | RENAULT | 64.236 | 6,3% | 56.176 | 5,9% | 14,3% |
6º | KIA | 59.901 | 5,9% | 66.245 | 7,0% | -9,6% |
7º | DACIA | 54.776 | 5,4% | 48.844 | 5,1% | 12,1% |
8º | PEUGEOT | 51.767 | 5,1% | 58.488 | 6,2% | -11,5% |
9º | MERCEDES-BENZ | 47.071 | 4,6% | 42.972 | 4,5% | 9,5% |
10º | BMW | 45.249 | 4,4% | 34.970 | 3,7% | 29,4% |
11º | AUDI | 38.770 | 3,8% | 40.663 | 4,3% | -4,7% |
12º | CITROËN | 38.475 | 3,8% | 42.213 | 4,4% | -8,9% |
13º | SKODA | 38.255 | 3,8% | 31.778 | 3,3% | 20,4% |
14º | NISSAN | 31.519 | 3,1% | 24.926 | 2,6% | 26,5% |
15º | MG | 30.770 | 3,0% | 29.048 | 3,1% | 5,9% |
16º | OPEL | 25.719 | 2,5% | 27.522 | 2,9% | -6,6% |
17º | FORD | 25.596 | 2,5% | 30.687 | 3,2% | -16,6% |
18º | CUPRA | 22.431 | 2,2% | 18.950 | 2,0% | 18,4% |
19º | VOLVO | 18.179 | 1,8% | 14.516 | 1,5% | 25,2% |
20º | MAZDA | 17.526 | 1,7% | 16.217 | 1,7% | 8,1% |
… | … | … | … | … | … | |
| TOTAL | 1.016.885 | 100,0% | 949.362 | 100,0% | 7,1% |

Foto de: Motor1.com España
Entre os modelos, o Sandero (32.994) conquistou sua 2ª vitória consecutiva e desta vez com vantagem superior a 10 mil unidades em relação ao Toyota Corolla (22.129) – 3º em 2023 – e ao Seat Ibiza (22.021), dono da maior evolução no top 10 (+38%). Vale destacar que o hatch da Dacia foi o preferido dos espanhóis em nove dos doze meses do ano.
Campeão de vendas em 2022, o Hyundai Tucson (21.595) desta vez foi o 4º colocado. Seat Arona (20.269) e Kia Sportage (18.338) foram os únicos entre os líderes a perderem fôlego no período. Com 15.440 unidades, o T-Roc foi o VW mais bem posicionado na lista (15º). Destaque para os quase 92% de crescimento do Seat Leon (12.715), maior crescimento nos últimos doze meses.
POS. | MODELO | TOTAL 2024 | % MERCADO 2024 | TOTAL 2023 | % MERCADO 2023 | % VAR. 2024/2023 |
1º | DACIA SANDERO | 32.994 | 3,2% | 27.951 | 2,9% | 18,04% |
2º | TOYOTA COROLLA | 22.129 | 2,2% | 19.845 | 2,1% | 11,51% |
3º | SEAT IBIZA | 22.021 | 2,2% | 16.644 | 1,8% | 32,31% |
4º | HYUNDAI TUCSON | 21.595 | 2,1% | 19.097 | 2,0% | 13,08% |
5º | MG ZS | 20.386 | 2,0% | 19.818 | 2,1% | 2,87% |
6º | SEAT ARONA | 20.269 | 2,0% | 21.639 | 2,3% | -6,33% |
7º | RENAULT CLIO | 19.705 | 1,9% | 16.189 | 1,7% | 21,72% |
8º | TOYOTA C-HR | 18.582 | 1,8% | 18.478 | 1,9% | 0,56% |
9º | TOYOTA YARIS CROSS | 18.380 | 1,8% | 15.851 | 1,7% | 15,95% |
10º | KIA SPORTAGE | 18.338 | 1,8% | 18.359 | 1,9% | -0,11% |
11º | NISSAN QASHQAI | 18.068 | 1,8% | 15.908 | 1,7% | 13,58% |
12º | PEUGEOT 2008 | 17.167 | 1,7% | 19.433 | 2,0% | -11,66% |
13º | RENAULT CAPTUR | 16.861 | 1,7% | 14.199 | 1,5% | 18,75% |
14º | TOYOTA YARIS | 16.186 | 1,6% | 11.994 | 1,3% | 34,95% |
15º | VW T-ROC | 15.440 | 1,5% | 17.238 | 1,8% | -10,43% |
16º | OPEL CORSA | 15.322 | 1,5% | 14.955 | 1,6% | 2,45% |
17º | CITROËN C3 | 14.171 | 1,4% | 13.022 | 1,4% | 8,82% |
18º | DACIA DUSTER | 13.558 | 1,3% | 12.304 | 1,3% | 10,19% |
19º | PEUGEOT 208 | 13.137 | 1,3% | 13.514 | 1,4% | -2,79% |
20º | VW T-CROSS | 12.997 | 1,3% | 9.667 | 1,0% | 34,45% |
21º | HYUNDAI KONA | 12.812 | 1,3% | 11.617 | 1,2% | 10,29% |
22º | KIA STONIC | 12.782 | 1,3% | 11.703 | 1,2% | 9,22% |
23º | SEAT LEON | 12.715 | 1,3% | 6.623 | 0,7% | 91,98% |
24º | TOYOTA RAV4 | 12.626 | 1,2% | 7.936 | 0,8% | 59,10% |
25º | BMW X1 | 12.424 | 1,2% | 8.657 | 0,9% | 43,51% |
26º | HYUNDAI I20 | 12.027 | 1,2% | 10.748 | 1,1% | 11,90% |
27º | CITROËN C4 | 11.997 | 1,2% | 11.544 | 1,2% | 3,92% |
28º | RENAULT AUSTRAL | 11.949 | 1,2% | 8.295 | 0,9% | 44,05% |
29º | AUDI Q3 | 11.612 | 1,1% | 10.212 | 1,1% | 13,71% |
30º | TESLA MODEL 3 | 11.043 | 1,1% | 6.116 | 0,6% | 80,56% |