Segmento extremamente importante para o mercado brasileiro, as picapes registraram evolução significativa em 2024. De acordo com os números oficiais da Fenabrave, foram emplacadas no ano passado 474.632 unidades, 17,8% a mais na comparação com 2023. Este resultado representou 19,1% dos 2.484.740 veículos comercializados, aproximadamente 0,6 ponto percentual a mais do que em 2023.
Modelo mais vendido no país pelo 4º ano consecutivo, a Strada (144.655) assegurou mais de 71% de participação na faixa de entrada com o seu desempenho anual mais forte desde 2014 (153.130). Com maior crescimento do que a rival da Fiat (+22,3%), a VW Saveiro (56.976) não atingia resultado similar desde 2015 (56.704).
Na faixa intermediária, a Fiat Toro (53.842) assegurou sua 8ª liderança consecutiva, emplacando quase o dobro de uma Chevrolet Montana (27.722) que perdeu fôlego (-7,7%) e viu cair para pouco mais de 4 mil unidades a sua vantagem sobre a Ram Rampage (23.615) em seu 1º ano completo. Praticamente estável nos últimos doze meses, a Renault Oroch (12.881) caiu uma posição. Embora mais do que dobrando as vendas de 2023, a Ford Maverick (3.536) foi a última colocada.
Picapes Pequenas | |||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2024 | % 2024 | TOTAL 2023 | % 2023 | % VARIAÇÃO 2024/2023 | POS. 2023 |
1º | FIAT STRADA | 144655 | 71,74% | 120599 | 72,13% | 19,95% | 1º |
2º | VW SAVEIRO | 56976 | 28,26% | 46600 | 27,87% | 22,27% | 2º |
201631 | 100,00% | 167199 | 100,00% | 20,59% |
Picapes Intermediárias | |||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2024 | % 2024 | TOTAL 2023 | % 2023 | % VARIAÇÃO 2024/2023 | POS. 2023 |
1º | FIAT TORO | 53842 | 44,28% | 51303 | 49,17% | 4,95% | 1º |
2º | CHEVROLET MONTANA | 27722 | 22,80% | 30017 | 28,77% | -7,65% | 2º |
3º | RAM RAMPAGE | 23615 | 19,42% | 8637 | 8,28% | 173,42% | 4º |
4º | RENAULT OROCH | 12881 | 10,59% | 12734 | 12,20% | 1,15% | 3º |
5º | FORD MAVERICK | 3536 | 2,91% | 1654 | 1,59% | 113,78% | 5º |
121596 | 100,00% | 104345 | 100,00% | 16,53% |

Entre as picapes médias, a Toyota Hilux (50.000) conquistou seu melhor desempenho anual pelo menos desde 2002, último ano com números ainda disponibilizados pela Fenabrave. Maior rival da representante da marca japonesa, a Ford Ranger (31.852) cresceu quase 57% e superou a Chevrolet S10 (27.389) pela 2ª posição.
Repetindo o 4º lugar de 2023, a Mitsubishi L200 (10.980) recuou mais de 13% e permitiu a aproximação da Nissan Frontier (9.257). Mesmo com a reestilização apresentada no 2º semestre, a VW Amarok (7.326) vendeu menos do que há um ano e possivelmente terá dificuldades de manter a posição diante da evolução da estreante Fiat Titano (6.221) nos últimos meses de 2024. Três representantes chinesas – BYD Shark (313), Jac Hunter (32) e Jac IEV-330P – foram as últimas colocadas.
Picapes Médias | |||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2024 | % 2024 | TOTAL 2023 | % 2023 | % VARIAÇÃO 2024/2023 | POS. 2023 |
1º | TOYOTA HILUX | 50000 | 41,12% | 46200 | 44,28% | 8,23% | 1º |
2º | FORD RANGER | 31852 | 26,19% | 20353 | 19,51% | 56,50% | 3º |
3º | CHEVROLET S10 | 27389 | 22,52% | 25967 | 24,89% | 5,48% | 2º |
4º | MITSUBISHI L200 | 10980 | 9,03% | 12644 | 12,12% | -13,16% | 4º |
5º | NISSAN FRONTIER | 9257 | 7,61% | 8388 | 8,04% | 10,36% | 5º |
6º | VW AMAROK | 7326 | 6,02% | 7978 | 7,65% | -8,17% | 6º |
7º | FIAT TITANO | 6221 | 5,12% | 0 | 0,00% | – | – |
8º | BYD SHARK | 313 | 0,26% | 0 | 0,00% | – | – |
9º | JAC HUNTER | 32 | 0,03% | 0 | 0,00% | – | – |
10º | JAC IEV-330P | 5 | 0,00% | 16 | 0,02% | -68,75% | 7º |
143375 | 117,91% | 121546 | 116,48% | 17,96% |

Foto de: Ram
Já entre as picapes grandes, a Ram assegurou dobradinha com a 2500 (1.776) e com a 3500 (1.732), esta última em forte queda (-44,8%). Sétima em 2023, a Chevrolet Silverado (1.277) subiu quatro posições com a importação oficial. A 1500 (1.231) e a Classic (1.115) asseguraram quatro representantes da Ram no top 5. Campeã de vendas nos EUA, a Ford F150 (549) perdeu mais de 40% de seus compradores.
Picapes Grandes | |||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2024 | % 2024 | TOTAL 2023 | % 2023 | % VARIAÇÃO 2024/2023 | POS. 2023 |
1º | RAM 2500 | 1776 | 1,46% | 1670 | 1,60% | 6,35% | 3º |
2º | RAM 3500 | 1732 | 1,42% | 3138 | 3,01% | -44,81% | 1º |
3º | CHEVROLET SILVERADO | 1277 | 1,05% | 306 | 0,29% | 317,32% | 7º |
4º | RAM 1500 | 1231 | 1,01% | 1329 | 1,27% | -7,37% | 4º |
5º | RAM CLASSIC | 1115 | 0,92% | 2176 | 2,09% | -48,76% | 2º |
6º | FORD F150 | 549 | 0,45% | 988 | 0,95% | -44,43% | 5º |
7º | JEEP GLADIATOR | 330 | 0,27% | 334 | 0,32% | -1,20% | 6º |
8º | GMC SIERRA | 12 | 0,01% | 7 | 0,01% | 71,43% | 9º |
9º | GMC HUMMER EV | 7 | 0,01% | 15 | 0,01% | -53,33% | 8º |
10º | TOYOTA TUNDRA | 1 | 0,00% | 7 | 0,01% | -85,71% | 10º |
8030 | 6,60% | 9970 | 9,55% | -19,46% |

Foto de: Fiat
EM DEZEMBRO
Com 19,7% dos 243.691 veículos emplacados no último mês de 2024 de acordo com os números oficiais da Fenabrave, as picapes conquistaram a preferência de 48.080 consumidores. O resultado foi quase 16% melhor do que o registrado há um ano (41.470) e pouco mais de 15% acima das 41.750 unidades de novembro.
Líder geral do segmento, a Fiat Strada emplacou 16.206 unidades. Este foi o 2º melhor resultado para a representante da marca italiana desde seu lançamento, atrás apenas das 16.422 unidades de agosto passado. Vice e com quase 10 mil unidades de desvantagem, a VW Saveiro (6.245) não vendia tanto desde março de 2015 (6.327).
Entre os modelos intermediários, a Fiat Toro (4.494), embora registrando retração de quase 5% nos últimos doze meses, assegurou mais de 1,9 mil unidades a mais do que a Chevrolet Montana (2.547). Com boa margem sobre a Renault Oroch (1.134), a Ram Rampage manteve o 3º lugar dos meses anteriores – ambas, vale destacar, com quedas significativas frente a 2023.
Picapes Pequenas | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/24 | NOV/24 | DEZ/23 | % DEZ 24 | % NOV 24 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | FIAT STRADA | 16206 | 12361 | 10572 | 72,18% | 67,05% | 31,11% | 53,29% |
2º | VW SAVEIRO | 6245 | 6074 | 5283 | 27,82% | 32,95% | 2,82% | 18,21% |
22451 | 18435 | 15855 | 100,00% | 100,00% | 21,78% | 41,60% |
Picapes Intermediárias | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/24 | NOV/24 | DEZ/23 | % DEZ 24 | % NOV 24 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | FIAT TORO | 4494 | 4586 | 4708 | 43,96% | 46,80% | -2,01% | -4,55% |
2º | CHEVROLET MONTANA | 2547 | 2082 | 2482 | 24,92% | 21,25% | 22,33% | 2,62% |
3º | RAM RAMPAGE | 1850 | 1716 | 2490 | 18,10% | 17,51% | 7,81% | -25,70% |
4º | RENAULT OROCH | 1134 | 1090 | 1359 | 11,09% | 11,12% | 4,04% | -16,56% |
5º | FORD MAVERICK | 197 | 325 | 155 | 1,93% | 3,32% | -39,38% | 27,10% |
10222 | 9799 | 11194 | 100,00% | 100,00% | 4,32% | -8,68% |

Foto de: Motor1.com
Embora com seu 2º melhor desempenho desde a chegada ao Brasil e com alta de quase 47% em comparação com o ano passado, a Ford Ranger (3.594) viu sua desvantagem em relação à Toyota Hilux (4.552) avançar nas últimas semanas. Novamente fechando o pódio, a Chevrolet S10 (2.873) vivenciou seu melhor momento comercial em 2024.
O grande destaque de dezembro ficou por conta do novo recorde da Fiat Titano (1.473), com uma evolução superior a 52% frente a novembro. Em situação oposta, Mitsubishi L200 (937) e Nissan Frontier (502) perderam pelo menos 48% de seus compradores de 2023. Em seu 3º mês no mercado, a BYD Shark seguiu sem empolgar a categoria, com 121 emplacamentos – à frente apenas da JAC Hunter (22).
Picapes Médias | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/24 | NOV/24 | DEZ/23 | % DEZ 24 | % NOV 24 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | TOYOTA HILUX | 4552 | 3828 | 4344 | 30,66% | 29,28% | 18,91% | 4,79% |
2º | FORD RANGER | 3594 | 3318 | 2451 | 24,21% | 25,38% | 8,32% | 46,63% |
3º | CHEVROLET S10 | 2873 | 2747 | 3133 | 19,35% | 21,01% | 4,59% | -8,30% |
4º | FIAT TITANO | 1473 | 966 | 0 | 9,92% | 7,39% | 52,48% | – |
5º | MITSUBISHI L200 | 937 | 950 | 1821 | 6,31% | 7,27% | -1,37% | -48,54% |
6º | VW AMAROK | 771 | 836 | 699 | 5,19% | 6,39% | -7,78% | 10,30% |
7º | NISSAN FRONTIER | 502 | 378 | 1024 | 3,38% | 2,89% | 32,80% | -50,98% |
8º | BYD SHARK | 121 | 49 | 0 | 0,82% | 0,37% | 146,94% | – |
9º | JAC HUNTER | 22 | 2 | 0 | 0,15% | 0,02% | 1000,00% | – |
14845 | 13074 | 13472 | 100,00% | 100,00% | 13,55% | 10,19% |
Com o seu resultado mais expressivo desde maio de 2023 (379), a Ram 3500 (205) se manteve no topo entre as picapes grandes, com a 2500 (154) garantindo dobradinha para a marca norte-americana. Vice em novembro, a Ford F150 (95) completou o pódio com mais de 115% de crescimento na comparação com 2023. Sem importação oficial, a GMC Sierra emplacou novamente uma unidade.
Picapes Grandes | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/24 | NOV/24 | DEZ/23 | % DEZ 24 | % NOV 24 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | RAM 3500 | 205 | 103 | 153 | 36,48% | 23,30% | 99,03% | 33,99% |
2º | RAM 2500 | 154 | 145 | 179 | 27,40% | 32,81% | 6,21% | -13,97% |
3º | FORD F150 | 95 | 109 | 44 | 16,90% | 24,66% | -12,84% | 115,91% |
4º | CHEVROLET SILVERADO | 83 | 59 | 295 | 14,77% | 13,35% | 40,68% | -71,86% |
5º | RAM 1500 | 22 | 23 | 75 | 3,91% | 5,20% | -4,35% | -70,67% |
6º | RAM CLASSIC | 2 | 2 | 203 | 0,36% | 0,45% | 0,00% | -99,01% |
7º | GMC SIERRA | 1 | 1 | 0 | 0,18% | 0,23% | 0,00% | – |
562 | 442 | 949 | 100,00% | 100,00% | 27,15% | -40,78% |