Dono da maior representatividade no mercado brasileiro, o segmento de hatches emplacou 681.969 unidades em 2024, um incremento de pouco mais de 10% na comparação com as 619.682 unidades de 2023. Este resultado correspondeu a quase 27,5% de todos os 2.484.740 veículos registrados há um ano.
Entre os modelos de entrada, o Fiat Mobi (67.366) completou quatro anos consecutivos no topo com vantagem similar à registrada em 2023 sobre o Renault Kwid (57.237). Estreante em 2024, o BYD Doplhin Mini se aproximou das 22 mil unidades em seu 1º ciclo (21.919). Com crescimento superior a 140%, o JAC E-JS1 foi o preferido por 1.225 consumidores, quase vinte vezes mais do que o Caoa Chery iCar (63). Mesmo aposentado, o VW up! Ainda emplacou 8 unidades.
Hatches Compactos I | |||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2024 | % 2024 | TOTAL 2023 | % 2023 | % VARIAÇÃO 2024/2023 | POS. 2023 |
1º | FIAT MOBI | 67366 | 45,57% | 73428 | 53,44% | -8,26% | 1º |
2º | RENAULT KWID | 57237 | 38,72% | 63317 | 46,08% | -9,60% | 2º |
3º | BYD DOLPHIN MINI | 21919 | 14,83% | 0 | 0,00% | – | – |
4º | JAC E-JS1 | 1225 | 0,83% | 507 | 0,37% | 141,62% | 3º |
5º | CAOA CHERY ICAR | 63 | 0,04% | 149 | 0,11% | -57,72% | 4º |
6º | VW UP! | 8 | 0,01% | 6 | 0,00% | 33,33% | 5º |
147818 | 100,00% | 137407 | 100,00% | 7,58% |
Já entre os modelos compactos, o VW Polo (140.147) cresceu quase 26% no período e ampliou bastante a sua vantagem em relação aos rivais mais próximos – vale destacar que, deste total, mais de 2/3 das unidades (93.525) foram da versão Track. Este foi o melhor desempenho anual já conquistado pelo representante da marca alemã no país.
Único entre os cinco primeiros em retração (-4,5%), o Chevrolet Onix (97.486) venceu uma disputa acirradíssima contra o Hyundai HB20 (97.062) pela 2ª posição. Crescendo quase 37% frente a 2023, o Fiat Argo superou pela 1ª vez a barreira das 90 mil unidades em um único ano (91.129). Em seu último ano completo no país – o modelo abrirá espaço para a chegada do Yaris Cross -, o Toyota Yaris (25.963) entrou no top 5.
Para os franceses, o ano de 2024 não foi dos melhores: enquanto o Citroën C3 (21.076) recuou pouco mais de 20%, o Peugeot 208 (17.705) amargou uma queda próxima dos 40% mesmo com a reestilização do 2º semestre passado. Em seu 1º ano cheio, o elétrico BYD Dolphin (15.191) vendeu quase tanto quanto um Honda City Hatch (15.461).

Hatches Compactos II | |||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2024 | % 2024 | TOTAL 2023 | % 2023 | % VARIAÇÃO 2024/2023 | POS. 2023 |
1º | VW POLO | 140147 | 26,33% | 111242 | 23,18% | 25,98% | 1º |
2º | CHEVROLET ONIX | 97486 | 18,32% | 102042 | 21,26% | -4,46% | 2º |
3º | HYUNDAI HB20 | 97062 | 18,24% | 88905 | 18,53% | 9,17% | 3º |
4º | FIAT ARGO | 91129 | 17,12% | 66717 | 13,90% | 36,59% | 4º |
5º | TOYOTA YARIS | 25963 | 4,88% | 23339 | 4,86% | 11,24% | 7º |
6º | CITROËN C3 | 21076 | 3,96% | 26578 | 5,54% | -20,70% | 6º |
7º | PEUGEOT 208 | 17705 | 3,33% | 28629 | 5,97% | -38,16% | 5º |
8º | HONDA CITY HATCH | 15461 | 2,90% | 10802 | 2,25% | 43,13% | 8º |
9º | BYD DOLPHIN | 15193 | 2,85% | 6807 | 1,42% | 123,20% | 10º |
10º | GWM ORA 03 | 6326 | 1,19% | 774 | 0,16% | 717,31% | 12º |
11º | RENAULT SANDERO | 4631 | 0,87% | 7860 | 1,64% | -41,08% | 9º |
12º | VW GOL | 53 | 0,01% | 6175 | 1,29% | -99,14% | 11º |
532232 | 100,00% | 479870 | 100,00% | 10,91% |

Foto de: Motor1.com
Na disputa entre os modelos mais caros, o Mini Cooper (999) repetiu a liderança conquistada em 2023 e respondeu por mais da metade das vendas da categoria. Descontinuado no ano passado, o Chevrolet Cruze Sport6 (179) perdeu a 2ª posição para o Audi A3 (346). Dobrando as vendas de seu ano de estreia por aqui, o Honda Civic Type R (104) entrou no top 5 com boa vantagem sobre o rival Toyota Corolla GR (60).
Hatches Premium | |||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2024 | % 2024 | TOTAL 2023 | % 2023 | % VARIAÇÃO 2024/2023 | POS. 2023 |
1º | MINI COOPER/JCW | 999 | 52,06% | 926 | 38,50% | 7,88% | 1º |
2º | AUDI A3 | 346 | 18,03% | 398 | 16,55% | -13,07% | 3º |
3º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 179 | 9,33% | 432 | 17,96% | -58,56% | 2º |
4º | HONDA CIVIC TYPE R | 104 | 5,42% | 51 | 2,12% | 103,92% | 6º |
5º | NISSAN LEAF | 63 | 3,28% | 370 | 15,38% | -82,97% | 4º |
6º | TOYOTA COROLLA GR | 60 | 3,13% | 0 | 0,00% | – | – |
7º | MERCEDES-BENZ CLASSE A | 59 | 3,07% | 63 | 2,62% | -6,35% | 5º |
8º | BMW SÉRIE 1 | 55 | 2,87% | 47 | 1,95% | 17,02% | 8º |
9º | CHEVROLET BOLT | 24 | 1,25% | 46 | 1,91% | -47,83% | 9º |
10º | VW GOLF | 13 | 0,68% | 6 | 0,25% | 116,67% | 11º |
11º | FIAT 500E | 9 | 0,47% | 50 | 2,08% | -82,00% | 7º |
12º | HYUNDAI IONIQ5 | 7 | 0,36% | 0 | 0,00% | – | – |
13º | BMW i3 | 1 | 0,05% | 16 | 0,67% | -93,75% | 10º |
1919 | 100,00% | 2405 | 100,00% | -20,21% |

Hyundai HB20 Limited Plus
EM DEZEMBRO
Dezembro marcou uma retração na participação global dos hatches. Com 60.788 unidades somados os modelos das três categorias, o segmento respondeu por menos de 25% dos 243.691 veículos registrados no país, contra quase 30% em novembro. Em relação ao mesmo período de 2023 (71.352), houve uma queda de quase 15% e de praticamente 14% na comparação com novembro (70.657).
Entre os modelos de entrada, o Renault Kwid (7.206) comemorou sua 2ª liderança consecutiva com o seu melhor resultado em 2024, desta vez com quase 1,7 mil unidades a mais do que o rival Fiat Mobi (5.536). Após quatro meses em sequência ultrapassando as 2 mil unidades, o BYD Dolphin Mini (1.823) perdeu espaço nas últimas semanas. À frente apenas do aposentado VW up! (1), o Jac E-JS1 (73) foi quem mais recuou frente a novembro (-30,5%).
Hatches Compactos I | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/24 | NOV/24 | DEZ/23 | % DEZ 24 | % NOV 24 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | RENAULT KWID | 7206 | 6811 | 8104 | 49,22% | 45,81% | 5,80% | -11,08% |
2º | FIAT MOBI | 5536 | 5656 | 7395 | 37,82% | 38,04% | -2,12% | -25,14% |
3º | BYD DOLPHIN MINI | 1823 | 2294 | 0 | 12,45% | 15,43% | -20,53% | – |
4º | JAC E-JS1 | 73 | 105 | 92 | 0,50% | 0,71% | -30,48% | -20,65% |
5º | VW UP! | 1 | 1 | 0 | 0,01% | 0,01% | 0,00% | – |
14639 | 14867 | 15591 | 100,00% | 100,00% | -1,53% | -6,11% |
Sem surpresas, embora com queda superior a 25% nos últimos doze meses, o VW Polo (13.440) novamente comandou as ações entre os modelos compactos, mas desta vez com a versão Track (9.085) com menor participação na comparação com meses anteriores. Numa disputa acirrada pelo 2º lugar, vitória do Hyundai HB20 (9.925) sobre o Chevrolet Onix (9.713).
Fiat Argo (7.047) e Honda City Hatch (1.656) completaram as cinco primeiras posições com fortes evoluções em relação a 2023. Sexto, o Citroën C3 (1.370) chegou ao 5º mês seguido sem atingir pelo menos 2 mil unidades. Novamente como um dos destaques negativos, o Peugeot 208 (699) teve o seu desempenho mais fraco desde março de 2021 (778).
Hatches Compactos II | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/24 | NOV/24 | DEZ/23 | % DEZ 24 | % NOV 24 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | VW POLO | 13440 | 14711 | 17999 | 29,24% | 26,44% | -8,64% | -25,33% |
2º | HYUNDAI HB20 | 9925 | 12352 | 9627 | 21,59% | 22,20% | -19,65% | 3,10% |
3º | CHEVROLET ONIX | 9713 | 10253 | 10838 | 21,13% | 18,43% | -5,27% | -10,38% |
4º | FIAT ARGO | 7047 | 10298 | 5218 | 15,33% | 18,51% | -31,57% | 35,05% |
5º | HONDA CITY HATCH | 1656 | 1666 | 813 | 3,60% | 2,99% | -0,60% | 103,69% |
6º | CITROËN C3 | 1370 | 1713 | 2020 | 2,98% | 3,08% | -20,02% | -32,18% |
7º | TOYOTA YARIS | 789 | 2088 | 2762 | 1,72% | 3,75% | -62,21% | -71,43% |
8º | PEUGEOT 208 | 699 | 753 | 2636 | 1,52% | 1,35% | -7,17% | -73,48% |
9º | BYD DOLPHIN | 523 | 840 | 2248 | 1,14% | 1,51% | -37,74% | -76,73% |
10º | GWM ORA 03 | 478 | 576 | 710 | 1,04% | 1,04% | -17,01% | -32,68% |
11º | RENAULT SANDERO | 326 | 390 | 758 | 0,71% | 0,70% | -16,41% | -56,99% |
12º | VW GOL | 2 | 4 | 8 | 0,00% | 0,01% | -50,00% | -75,00% |
45968 | 55644 | 55637 | 100,00% | 100,00% | -17,39% | -17,38% |
Entre os modelos mais caros, o líder Mini Cooper (115) respondeu por quase 2/3 dos registros da categoria graças a uma evolução de quase 60% frente a 2023. O Audi A3 (27) se manteve em segundo, mas desta vez com o Honda Civic Type R (19) – que jamais havia vendido tanto desde sua chegada por aqui – como adversário mais próximo no pódio. Sem importação oficial, o VW Golf (1) apareceu na lista.
Hatches Premium | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/24 | NOV/24 | DEZ/23 | % DEZ 24 | % NOV 24 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | MINI COOPER/JCW | 115 | 102 | 73 | 63,54% | 69,86% | 12,75% | 57,53% |
2º | AUDI A3 | 27 | 25 | 36 | 14,92% | 17,12% | 8,00% | -25,00% |
3º | HONDA CIVIC TYPE R | 19 | 6 | 4 | 10,50% | 4,11% | 216,67% | 375,00% |
4º | HYUNDAI IONIQ5 | 7 | 0 | 0 | 3,87% | 0,00% | – | – |
5º | TOYOTA COROLLA GR | 6 | 7 | 0 | 3,31% | 4,79% | -14,29% | – |
6º | BMW SÉRIE 1 | 4 | 2 | 5 | 2,21% | 1,37% | 100,00% | -20,00% |
7º | MERCEDES-BENZ CLASSE A | 2 | 4 | 6 | 1,10% | 2,74% | -50,00% | -66,67% |
8º | VW GOLF | 1 | 0 | 0 | 0,55% | 0,00% | – | – |
181 | 146 | 124 | 100,00% | 100,00% | 23,97% | 45,97% |