Cada vez mais rigoroso, o Euro NCAP, teste responsável por testar a eficiência de modelos novos vendidos no mercado europeu e que se tornou referência para os órgãos de outras regiões, avaliou em sua nova rodada alguns modelos bem conhecidos do mercado brasileiro. Entre eles, há uma picape que dará origem para a nova geração da VW Amarok, a ser lançada em meados de 2027.
Chamada de Maxus eTerron 9 e vendida na Europa como MG P9, a picape desenvolvida pela chinesa SAIC em sua derivação elétrica foi uma das que se saiu melhor durante as avaliações, ficando no seleto grupo das cinco estrelas. Segundo o Euro NCAP, o utilitário obteve 91% na proteção de ocupantes adultos, 87% para crianças, 75% na proteção a pedestres e 83% na eficiência dos sistemas de assistência à condução (ADAS).
Foto de: Euro NCAP
O modelo foi submetido a testes de impacto frontal com sobreposição parcial, impacto frontal em barreira rígida de largura total, impacto lateral com barreira e impacto lateral de poste, além de análises de proteção contra o efeito chicote (chicotada cervical) e de submersão do veículo.
No impacto frontal, o compartimento de passageiros permaneceu estável, com boa proteção para joelhos, fêmures e demais áreas críticas do corpo do motorista e passageiro. Nos testes laterais, a picape alcançou pontuação máxima, com proteção boa ou adequada para todas as regiões críticas, inclusive em impactos mais severos, como o de poste.
Para ocupantes infantis o resultado também foi de proteção máxima, com destaque para a possibilidade de desativação do airbag frontal para uso de cadeirinha voltada para trás e alerta indireto de presença infantil.
Na proteção a usuários vulneráveis, a cabeça de pedestres ou ciclistas apresentou resultados predominantemente bons ou adequados, com ressalvas apenas para os pilares do para-brisa e a parte frontal do capô. Pelve, joelhos e pernas tiveram proteção boa em quase todos os pontos avaliados.
Modelo | Classificação | Proteção para adultos | Proteção para crianças | Proteção ao usuário da estrada | ADAS |
MG P9 EV/ Maxus eTerron 9 | 5 estrelas | 91% | 85% | 84% | 83% |
Entre os recursos ADAS, a Maxus eTerron 9 se destacou pela atuação eficaz do sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB), que respondeu bem a pedestres, ciclistas (incluindo cenários de “dooring”) e motociclistas, além de evitar colisões com outros veículos na maioria dos cenários testados.

Foto de: Motor1 Argentina
Picape gerará nova Amarok
A nova Amarok ”South America”, que continuará a ser fabricada na Argentina, seguirá caminho diferente da nova geração global e buscará inspiração na picape Maxus, vendida pela SAIC. Atualmente, a picape já roda em testes pelo país vizinho e pelo Brasil mostrando que deve mudar pouco em relação a sua versão original.
Diferente da geração atual – que já vai para 15 anos de mercado – a nova picape trará ainda uma nova plataforma caracterizada por uma estrutura monobloco, mas com um chassi tradicional que a torna mais robusta ao mesmo tempo em que economiza peso e oferece maior conforto ao dirigir.

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Fonte: Placa Verde
Em termos de dimensões gerais, a picape da SAIC é significativamente maior do que a Amarok atual produzida em Pacheco (ARG): ela mede 5.500 mm de comprimento (150 a mais do que a picape atual da VW), 2.005 mm de largura (51 mm a mais) e 1.860 mm de altura . A distância entre-eixos é de 3.300 mm (203 mm a mais).
O que já é dado como certo, entretanto, é que essa nova plataforma permitirá que a Volkswagen introduza novas mecânicas. A base estrutural foi projetada para ser equipada com motores a gasolina, híbridos e até mesmo 100% elétrico, permitindo assim a marca ir além do atual V6 turbodiesel oferecido por aqui e o 2.0 oferecido no mercado argentino.

Foto de: SAIC
O lançamento comercial da nova geração está previsto para acontecer em 2027 na Argentina, chegando na sequência no mercado brasileiro. A Amarok atual poderia deixar de ser produzida nessa época em Pacheco (ARG), embora ainda não tenha sido descartada a possibilidade de ambas coexistirem no mercado por um tempo.