Com quase 12% de participação nos 2.484.740 veículos emplacados no Brasil, o segmento de sedãs foi o preferido por 295.424 consumidores em 2024. Na comparação com 2023 (293.814), as vendas de modelos três volumes cresceram apenas 0,55%, o menor de todas as categorias. Em relação a 2022, quando foram registradas 307.251 unidades, foram 3,85% de queda e uma retração de market share (15,69%).
Embora perdendo quase 20% dos compradores do ano anterior, o Chevrolet Onix Plus (59.952) chegou à sua 5ª liderança consecutiva entre os modelos compactos. Desta vez, no entanto, com vantagem menor em relação ao Fiat Cronos (44.386). O Hyundai HB20S, com 37.332 unidades, repetiu a 3ª posição com a maior evolução entre os cinco primeiros (+23,3%).
Ampliando a diferença em relação ao Toyota Yaris (21.933), o VW Virtus (32.357) manteve a 4ª colocação graças ao seu melhor desempenho desde 2020 (30.880). Reestilizado no último trimestre de 2024, o Honda City (16.359) foi o campeão geral de crescimento na categoria (+38,1%). Nissan Versa (11.621), Renault Logan (4.821) e VW Voyage (9) – estes dois últimos já descontinuados – completaram a lista.
Foto de: Thomas Tironi
Volkswagen Virtus Sense TSI MT 2025
Sedãs Compactos |
| ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2024 | % 2024 | TOTAL 2023 | % 2023 | % VARIAÇÃO 2024/2023 | POS. 2023 |
1º | CHEVROLET ONIX PLUS | 59952 | 26,21% | 74887 | 32,40% | -19,94% | 1º |
2º | FIAT CRONOS | 44386 | 19,40% | 50955 | 22,05% | -12,89% | 2º |
3º | HYUNDAI HB20S | 37332 | 16,32% | 30281 | 13,10% | 23,29% | 3º |
4º | VW VIRTUS | 32357 | 14,14% | 27095 | 11,72% | 19,42% | 4º |
5º | TOYOTA YARIS SEDAN | 21933 | 9,59% | 20571 | 8,90% | 6,62% | 5º |
6º | HONDA CITY | 16359 | 7,15% | 11842 | 5,12% | 38,14% | 6º |
7º | NISSAN VERSA | 11621 | 5,08% | 8859 | 3,83% | 31,18% | 7º |
8º | RENAULT LOGAN | 4821 | 2,11% | 4559 | 1,97% | 5,75% | 8º |
9º | VW VOYAGE | 9 | 0,00% | 2075 | 0,90% | -99,57% | 9º |
|
| 228770 | 100,00% | 231124 | 100,00% | -1,02% |
|

Foto de: Motor1 Brasil
Na disputa entre os sedãs médios, o líder Toyota Corolla (37.656) foi o único entre os cinco primeiros a perder espaço em relação a 2023 (-12,3%). Apesar de garantir sua 11ª liderança seguida, este foi o pior desempenho anual para o modelo desde 2007 (34.463). Com evolução de 45% frente ao ano anterior, quando retornou ao mercado brasileiro, o Nissan Sentra foi o preferido por 6.013 consumidores.
Único estreante em 2024, o BYD King (4.820) desalojou o VW Jetta (2.814) da 3ª posição. Em 2º ano cheio com a geração híbrida à venda, o Honda Civic (1.677) viu as vendas crescerem mais de 250%. Aposentado oficialmente no ano passado, o Chevrolet Cruze ainda garantiu a preferência de 759 consumidores. Entre os modelos grandes, nova liderança do Honda Accord (209) com ampla vantagem sobre o Toyota Camry (25).
Sedãs Médios |
| ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2024 | % 2024 | TOTAL 2023 | % 2023 | % VARIAÇÃO 2024/2023 | POS. 2023 |
1º | TOYOTA COROLLA | 37656 | 69,97% | 42926 | 81,94% | -12,28% | 1º |
2º | NISSAN SENTRA | 6013 | 11,17% | 4146 | 7,91% | 45,03% | 2º |
3º | BYD KING | 4820 | 8,96% | 0 | 0,00% | – | – |
4º | VW JETTA | 2814 | 5,23% | 2230 | 4,26% | 26,19% | 3º |
5º | HONDA CIVIC | 1677 | 3,12% | 475 | 0,91% | 253,05% | 6º |
6º | CHEVROLET CRUZE | 759 | 1,41% | 1278 | 2,44% | -40,61% | 4º |
7º | CAOA CHERY ARRIZO 6 | 56 | 0,10% | 969 | 1,85% | -94,22% | 5º |
8º | JAC E-J7 | 17 | 0,03% | 83 | 0,16% | -79,52% | 8º |
9º | KIA CERATO | 4 | 0,01% | 17 | 0,03% | -76,47% | 9º |
10º | HYUNDAI IONIQ | 3 | 0,01% | 260 | 0,50% | -98,85% | 7º |
|
| 53819 | 100,00% | 52384 | 100,00% | 2,74% |
|
Sedãs Grandes |
| ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2024 | % 2024 | TOTAL 2023 | % 2023 | % VARIAÇÃO 2024/2023 | POS. 2023 |
1º | HONDA ACCORD | 209 | 87,82% | 104 | 69,33% | 100,96% | 1º |
2º | TOYOTA CAMRY | 25 | 10,50% | 40 | 26,67% | -37,50% | 2º |
3º | HYUNDAI AZERA | 2 | 0,84% | 0 | 0,00% | – | – |
4º | HYUNDAI SONATA | 1 | 0,42% | 0 | 0,00% | – | – |
5º | VW PASSAT | 1 | 0,42% | 6 | 4,00% | -83,33% | 3º |
|
| 238 | 100,00% | 150 | 100,00% | 58,67% |
|
Hexacampeão entre os médios premium, o BMW Série 3 (4.639) foi o único no top 5 a recuar nos últimos doze meses (-6,8%). Em seu 2º ano completo, o BYD Seal (3.519) aumentou sua vantagem sobre o Mercedes Classe C (1.354), ambos com evoluções expressivas. Sétimo no ranking anterior, o Mercedes CLA (884) vendeu quase o dobro do Audi A3 Sedan (456) – todos os representantes da marca, vale destacar, registraram quedas expressivas.
Sedãs Médios Premium |
| ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2024 | % 2024 | TOTAL 2023 | % 2023 | % VARIAÇÃO 2024/2023 | POS. 2023 |
1º | BMW SÉRIE 3 | 4639 | 40,13% | 4977 | 55,76% | -6,79% | 1º |
2º | BYD SEAL | 3519 | 30,44% | 1040 | 11,65% | 238,37% | 2º |
3º | MERCEDES-BENZ CLASSE C | 1354 | 11,71% | 866 | 9,70% | 56,35% | 3º |
4º | MERCEDES-BENZ CLA 200 | 884 | 7,65% | 222 | 2,49% | 298,20% | 7º |
5º | AUDI A3 SEDAN | 456 | 3,94% | 673 | 7,54% | -32,24% | 4º |
6º | AUDI A5 | 371 | 3,21% | 558 | 6,25% | -33,51% | 5º |
7º | AUDI A4 | 178 | 1,54% | 349 | 3,91% | -49,00% | 6º |
8º | BMW I4 | 126 | 1,09% | 155 | 1,74% | -18,71% | 8º |
9º | BMW SÉRIE 2 GRAN COUPÉ | 27 | 0,23% | 69 | 0,77% | -60,87% | 9º |
10º | TESLA MODEL 3 | 3 | 0,03% | 16 | 0,18% | -81,25% | 10º |
11º | JAGUAR XE | 2 | 0,02% | 0 | 0,00% | – | – |
|
| 11559 | 100,00% | 8925 | 100,00% | 29,51% |
|

Foto de: Porsche
Porsche abre pré-venda para os novos Panamera Turbo E-Hybrid e Panamera Turbo S E-Hybrid
Dominante entre os modelos maiores, a Porsche viu Panamera (298) e Taycan (227) se manterem no topo, mas com retrações de pelo menos 29%. Com nova geração estreando em 2024, o BMW Série 5 (165) cresceu mais de 70% para garantir lugar no pódio com vantagem pequena sobre um Lexus ES (152) com evolução ainda maior (+83%). Outro com nova geração nas lojas, o Mercedes Classe E (42) voltou a marcar presença entre os primeiros.
Sedãs Grandes Premium |
| ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2024 | % 2024 | TOTAL 2023 | % 2023 | % VARIAÇÃO 2024/2023 | POS. 2023 |
1º | PORSCHE PANAMERA | 298 | 28,71% | 509 | 41,35% | -41,45% | 1º |
2º | PORSCHE TAYCAN | 227 | 21,87% | 322 | 26,16% | -29,50% | 2º |
3º | BMW SÉRIE 5 | 165 | 15,90% | 96 | 7,80% | 71,88% | 3º |
4º | LEXUS ES | 152 | 14,64% | 83 | 6,74% | 83,13% | 4º |
5º | MERCEDES-BENZ CLASSE E | 42 | 4,05% | 18 | 1,46% | 133,33% | 9º |
6º | BYD HAN | 40 | 3,85% | 78 | 6,34% | -48,72% | 5º |
7º | BMW I5 | 39 | 3,76% | 0 | 0,00% | – | – |
8º | BMW I7 | 28 | 2,70% | 22 | 1,79% | 27,27% | 8º |
9º | MERCEDES-BENZ EQE | 14 | 1,35% | 31 | 2,52% | -54,84% | 7º |
10º | MERCEDES-BENZ EQS | 13 | 1,25% | 11 | 0,89% | 18,18% | 10º |
11º | AUDI E TRON GT | 9 | 0,87% | 43 | 3,49% | -79,07% | 6º |
12º | MASERATI GHIBLI | 5 | 0,48% | 2 | 0,16% | 150,00% | 14º |
13º | MERCEDES-BENZ CLASSE S | 5 | 0,48% | 10 | 0,81% | -50,00% | 11º |
14º | TESLA MODEL S | 1 | 0,10% | 6 | 0,49% | -83,33% | 12º |
|
| 1038 | 100,00% | 1231 | 100,00% | -15,68% |
|

Foto de: Mario Villaescusa / Motor1.com
Em dezembro
Após três meses consecutivos em alta, o segmento de sedãs arrefeceu em dezembro. As 28.757 unidades – que representaram 11,8% dos 243.691 veículos emplacados no país – representaram uma retração de quase 7,5% frente a 2023 (31.075) e de pouco mais de 6% na comparação com novembro (30.647).
Em briga acirrada pela posição de honra entre os modelos compactos, vitória do Chevrolet Onix Plus sobre o Fiat Cronos por aproximadamente 400 unidades (5.530 x 5.121). Destaque em novembro, quando liderou pela 1ª vez em sua história, o Hyundai HB20S (3.400) recuou quase 50% nas últimas semanas e caiu para 3º.
Atrás do VW Virtus (3.089), o recém-renovado Honda City (1.920) não tinha um desempenho similar desde agosto de 2022 (2.083). Em alta superior a 90% sobre novembro, o Nissan Versa (1.225) teve seu resultado mais forte no ano. À frente apenas do aposentado Renault Logan (12), o Toyota Yaris Sedan (1.012) despencou nas últimas semanas.
Sedãs Compactos | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/24 | NOV/24 | DEZ/23 | % DEZ 24 | % NOV 24 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | CHEVROLET ONIX PLUS | 5530 | 5411 | 6375 | 25,95% | 22,19% | 2,20% | -13,25% |
2º | FIAT CRONOS | 5121 | 5255 | 6332 | 24,03% | 21,55% | -2,55% | -19,13% |
3º | HYUNDAI HB20S | 3400 | 6652 | 3035 | 15,96% | 27,28% | -48,89% | 12,03% |
4º | VW VIRTUS | 3089 | 2764 | 3629 | 14,50% | 11,33% | 11,76% | -14,88% |
5º | HONDA CITY | 1920 | 1641 | 931 | 9,01% | 6,73% | 17,00% | 106,23% |
6º | NISSAN VERSA | 1225 | 643 | 1024 | 5,75% | 2,64% | 90,51% | 19,63% |
7º | TOYOTA YARIS SEDAN | 1012 | 1730 | 2702 | 4,75% | 7,09% | -41,50% | -62,55% |
8º | RENAULT LOGAN | 12 | 290 | 415 | 0,06% | 1,19% | -95,86% | -97,11% |
|
| 21309 | 24386 | 24443 | 100,00% | 100,00% | -12,62% | -12,82% |

Foto de: Motor1 Brasil
Entre os médios, o líder Toyota Corolla (3.544) perdeu quase oito pontos percentuais de participação frente a novembro. O destaque de dezembro coube ao recorde de vendas do BYD King (1.835) graças à redução de preços. Novamente no pódio, o Nissan Sentra (655) ampliou em mais de 70% os emplacamentos de 2023. Quarto, o Honda Civic (252) ainda não havia tido resultado similar nesta atual geração.
Sedãs Médios | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/24 | NOV/24 | DEZ/23 | % DEZ 24 | % NOV 24 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | TOYOTA COROLLA | 3544 | 3252 | 4050 | 54,88% | 62,49% | 8,98% | -12,49% |
2º | BYD KING | 1835 | 1074 | 0 | 28,41% | 20,64% | 70,86% | – |
3º | NISSAN SENTRA | 655 | 566 | 384 | 10,14% | 10,88% | 15,72% | 70,57% |
4º | HONDA CIVIC | 252 | 127 | 19 | 3,90% | 2,44% | 98,43% | 1226,32% |
5º | VW JETTA | 137 | 184 | 278 | 2,12% | 3,54% | -25,54% | -50,72% |
6º | CAOA CHERY ARRIZO 6 | 31 | 0 | 19 | 0,48% | 0,00% | – | 63,16% |
7º | JAC E-J7 | 3 | 1 | 1 | 0,05% | 0,02% | 200,00% | 200,00% |
8º | KIA CERATO | 1 | 0 | 1 | 0,02% | 0,00% | – | 0,00% |
|
| 6458 | 5204 | 4752 | 100,00% | 100,00% | 24,10% | 35,90% |
Sedãs Grandes | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/24 | NOV/24 | DEZ/23 | % DEZ 24 | % NOV 24 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | HONDA ACCORD | 14 | 11 | 52 | 100,00% | 100,00% | 27,27% | -73,08% |
|
| 14 | 11 | 52 | 100,00% | 100,00% | 27,27% | -73,08% |
Já entre os médios premium, apenas Mercedes CLA (125) e BMW i4 (9) não perderam espaço frente a 2023 – a queda geral nas vendas da categoria foi de quase 50%. Com 356 unidades, quase o dobro das vendas do BYD Seal (184), o BMW Série 3 chegou à sua 64ª liderança consecutiva. Mesmo perdendo quase 2/3 dos compradores de um ano atrás, o Mercedes Classe C (69) ainda ficou á frente do Audi A3 Sedan (52).
Sedãs Médios Premium | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/24 | NOV/24 | DEZ/23 | % DEZ 24 | % NOV 24 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | BMW SÉRIE 3 | 356 | 431 | 449 | 41,64% | 46,05% | -17,40% | -20,71% |
2º | BYD SEAL | 184 | 232 | 857 | 21,52% | 24,79% | -20,69% | -78,53% |
3º | MERCEDES-BENZ CLA 200 | 125 | 91 | 0 | 14,62% | 9,72% | 37,36% | – |
4º | MERCEDES-BENZ CLASSE C | 69 | 89 | 200 | 8,07% | 9,51% | -22,47% | -65,50% |
5º | AUDI A3 SEDAN | 52 | 42 | 75 | 6,08% | 4,49% | 23,81% | -30,67% |
6º | AUDI A5 | 34 | 23 | 39 | 3,98% | 2,46% | 47,83% | -12,82% |
7º | AUDI A4 | 24 | 12 | 53 | 2,81% | 1,28% | 100,00% | -54,72% |
8º | BMW I4 | 9 | 15 | 9 | 1,05% | 1,60% | -40,00% | 0,00% |
9º | BMW SÉRIE 2 GRAN COUPÉ | 2 | 1 | 3 | 0,23% | 0,11% | 100,00% | -33,33% |
|
| 855 | 936 | 1685 | 100,00% | 100,00% | -8,65% | -49,26% |
Na faixa de cima, 3ª liderança consecutiva para o BMW Série 5 (29), mas desta vez com o Porsche Taycan (28) na cola. O Porsche Panamera (23), em retração de quase 60%, por pouco não perdeu lugar no pódio para o Lexus ES (21). Completando o top 5, o Mercedes Classe E (10) teve o melhor resultado do novo modelo.
Sedãs Grandes Premium | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/24 | NOV/24 | DEZ/23 | % DEZ 24 | % NOV 24 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | BMW SÉRIE 5 | 29 | 29 | 9 | 23,97% | 26,36% | 0,00% | 222,22% |
2º | PORSCHE TAYCAN | 28 | 15 | 43 | 23,14% | 13,64% | 86,67% | -34,88% |
3º | PORSCHE PANAMERA | 23 | 23 | 56 | 19,01% | 20,91% | 0,00% | -58,93% |
4º | LEXUS ES | 21 | 22 | 11 | 17,36% | 20,00% | -4,55% | 90,91% |
5º | MERCEDES-BENZ CLASSE E | 10 | 8 | 0 | 8,26% | 7,27% | 25,00% | – |
6º | BMW I5 | 4 | 6 | 0 | 3,31% | 5,45% | -33,33% | – |
7º | BMW I7 | 2 | 2 | 9 | 1,65% | 1,82% | 0,00% | -77,78% |
8º | BYD HAN | 1 | 0 | 6 | 0,83% | 0,00% | – | -83,33% |
9º | MASERATI GHIBLI | 1 | 1 | 1 | 0,83% | 0,91% | 0,00% | 0,00% |
10º | MERCEDES-BENZ EQE | 1 | 1 | 6 | 0,83% | 0,91% | 0,00% | -83,33% |
11º | MERCEDES-BENZ EQS | 1 | 3 | 2 | 0,83% | 2,73% | -66,67% | -50,00% |
121 | 110 | 143 | 100,00% | 100,00% | 10,00% | -15,38% |