Novo VW T-Roc híbrido pode ser o futuro de Nivus e T-Cross no Brasil

A Volkswagen divulgou nessa semana a primeira imagem do T-Roc de nova geração. O SUV deve ser revelado por completo em breve e estreará um inédito conjunto híbrido pleno. Conjunto esse que é cogitado para estrear no Brasil com as novas gerações de Nivus e T-Cross, além da inédita picape intermediária da marca por aqui.

No entanto, um deslize do CEO da VW, Thomas Schäffer, em entrevista à revista britânica Autocar deixou a entender que o novo T-Roc europeu poderá ser ainda mais importante para o mercado brasileiro. O executivo explicava sobre a escolha de um conjunto híbrido pleno para o SUV do Golf na Europa, já que a marca por lá investe mais em elétricos e híbridos plug-in. Nesse momento, afirmou que a marca “está experimentando porque algumas regiões do mundo estão preferindo HEVs (híbridos plenos)”.

O deslize veio na sequência; “precisávamos fazer (um HEV) de qualquer forma, pois a América do Sul precisa de um conjunto motriz HEV e o T-Roc é construído na América do Sul para a América do Sul (sic), e também na China”. A questão é que o T-Roc nunca foi fabricado no Brasil e a VW nunca falou de sua chegada por aqui.

Mas, sabendo que o SUV terá o conjunto híbrido que a região está demandando, a escorregada de Schäffer pode ter sido mais que um ato falho: pode indicar que a VW unificará a plataforma do T-Roc Europeu com a de Nivus e T-Cross nacionais, daí a confusão do executivo. Isso pode indicar a adoção da nova base MQB Hybrid, já confirmada para produção por aqui, ou até uma versão adaptada da MQB-A0 atual misturada com soluções do próximo T-Roc europeu, que estreia em breve.



Flagra: Picape anti-Toro da VW continua em testes com carroceria de Tiguan

Foto de: fiorininho_de_firma

Com um pacote de R$ 16 bilhões em investimentos confirmado para o Brasil até 2028, a VW deve começar a se eletrificar de forma mais série nos próximos anos. Na parte mecânica, o primeiro motor previsto é o 1.5 eTSI, um híbrido-leve que deve aposentar o atual 1.4 TSI. O último praticamente não mudou desde que chegou ao Brasil e já sofre com calibrações mais conservadoras para atender ao Proconve. A nova opção chega para manter o desempenho, mas com emissões mais controladas.

Além dele, há planos de um sistema híbrido pleno, parecido com o que a Toyota já oferece no Corolla. Essa tecnologia que deve estrear primeiro no novo T-Roc europeu até 2026, para depois ser adaptada à MQB Hybrid. Como os investimentos por aqui vão até 2028, a chance é grande de Nivus e T-Cross já nascerem com essa configuração HEV. Nos flagras mais recentes, um Nivus foi visto com para-lamas bastante alargados. Com a informação que o executivo da VW deixou escapar, não seria surpresa se a unidade em teste já esteja trabalhando com o conjunto do T-Roc europeu, ainda que o lançamento por aqui se dê depois do Velho Continente.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia