Louzer estreia com empate e vê evolução no Vila Nova

O técnico Umberto Louzer estreou no comando do Vila Nova com um empate em 1 a 1 contra o Criciúma, nesta quinta-feira (2/10), pela 30ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado manteve o Tigre na 13ª colocação, com 39 pontos, enquanto a equipe catarinense assumiu a liderança, somando 50 pontos.

O Vila Nova chegou ao oitavo jogo sem vitória na competição e ao terceiro empate consecutivo. Mesmo assim, o treinador destacou que já pôde observar evolução em sua primeira partida à frente do Colorado.

“A equipe no primeiro tempo produziu para sair com um placar até maior do que um a zero. Claro que em dois dias de trabalho é muito precoce, mas aquilo que a gente conseguiu passar de informação, tentar fazer ajuste, a gente conseguiu em determinado momento do jogo executar. Conseguimos depois do um a zero escapar em mais duas, três transições ali, que poderíamos ter uma finalização melhor, mas o que nos traz confiança é porque com pouco tempo de trabalho, eles demonstraram em momentos do jogo que são capazes, então acabamos sofrendo o gol dessa maneira, infelizmente o Thiago estava fora do campo e a bola acaba entrando no local dele ali”, explicou Louzer.

O treinador lamentou a falta de efetividade nas chances criadas para ampliar o placar, mas ressaltou a postura da equipe, que mesmo com um jogador a menos, após a expulsão do zagueiro Weverton, seguiu buscando a vitória.

“Mas aí depois a gente conseguiu ainda retomar o controle da partida, criamos uma ou outra oportunidade, no segundo tempo ficou mais igual. Depois tivemos a expulsão, lógico que prejudica, mas mesmo com a expulsão a equipe demonstrou o desejo de conquistar a vitória. Lógico, se precavendo um pouco mais para não ofertar a virada ao adversário, que é perigoso. Mas olhando todo o contexto, todo o cenário, foi uma apresentação que a gente produziu, principalmente no primeiro tempo, para a gente sair com a vitória”, completou o comandante.

Apesar do momento instável na tabela o Vila ainda tem chances matemáticas de brigar pelo acesso. Para Louzer, a palavra-chave neste momento é tempo: tempo para ajustar o time e desenvolver as ideias de jogo.

“Tempo para a gente trabalhar, é o que a gente deseja. Lógico que você está numa reta final de competição, todo jogo está valendo algo, equipes tentando sair dos Z4, equipes tentando se afastar dos Z4, equipes tentando entrar no G4, equipes tentando se manter. E todo jogo é uma decisão, como foi hoje. O que a gente tem trabalhado, o que eu fico feliz, é que pouco tempo de trabalho, a gente atacou em duas frentes. Primeiro, o nosso encaixe diário, nosso balanço defensivo, nosso encaixar no adversário e hoje nós enfrentamos a melhor equipe. É uma equipe que tem muito jogo de corredores laterais e um preenchimento de área muito forte, se você pegar os gols desse adversário, 70% deles saem assim e com bolas paradas”, analisou.

“Então hoje a gente conseguiu neutralizar esses pontos fortes do adversário com dois treinamentos. E o outro é que a gente, quando tivesse a bola, é tentar manipular o adversário, mas não perder a objetividade. Olhar pra frente primeiro e muitas vezes, dentro do jogo hoje, a gente conseguiu visualizar o gol, visualizar o alvo adversário, olhar pra frente e agredir o adversário de forma mais vertical. Então é esse equilíbrio que a gente vai buscar”, acrescentou Louzer.

Mesmo com pouco tempo de trabalho, o treinador destacou que já percebeu avanços, mas ressaltou que o processo será gradual.

“Lógico que tem coisas a melhorar, coisas pra gente evoluir, como eu falei anteriormente, mas como eu falei, é muito precoce, pouco trabalho. A gente vai continuar desenvolvendo. Não adianta que em uma semana você vai encaixar todos esses aspectos. A gente já detectou aquilo que a gente precisa melhorar, então você tem que ir por partes. Então esses dois momentos a gente já teve uma boa melhora. É continuar focado para evoluir ainda mais e começar a entrar em outras frentes também que a gente já identificou que a gente precisa melhorar”, finalizou.

O Vila Nova volta a campo na próxima quarta-feira (8/10), às 21h30, contra o América-MG, no estádio Independência, em Belo Horizonte.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia