A polícia britânica informou nesta quinta-feira que quatro pessoas ficaram feridas após um carro ter sido dirigido contra pedestres e pessoas terem sido esfaqueadas perto de uma sinagoga em Manchester, noroeste da Inglaterra, afirmando também que os policiais atiraram no suspeito.
A PGM (Polícia da Grande Manchester) informou que os policiais foram chamados para o incidente na Sinagoga da Congregação Hebraica de Heaton Park, em Crumpsall, norte de Manchester, depois que uma testemunha disse ter visto um carro sendo dirigido contra pessoas do público e que um homem havia sido esfaqueado.
Policiais armados responderam e um homem, que se acredita ser o agressor, foi baleado, informou a PGM.
Um fotógrafo da agência de notícias Reuters afirmou que havia forte presença policial na área. Equipes de ambulância foram vistas usando coletes à prova de balas e capacetes, e pelo menos uma pessoa foi vista sendo levada para dentro de uma ambulância.
“Paramédicos chegaram ao local… e estão atendendo pessoas, atualmente quatro pessoas com ferimentos causados pelo veículo e por facadas”, disse a polícia em um comunicado na rede social X.
Paramedics arrived at the scene at 9.41 and are tending to members of the public, currently four members of the public with injuries caused by both the vehicle and stab wounds.
Members of the public are asked to avoid the area while the police continue to deal with the incident.
— Greater Manchester Police (@gmpolice) October 2, 2025
O Serviço de Ambulâncias do Noroeste informou que enviou recursos para a área.
“Estamos avaliando a situação e trabalhando com outros membros dos serviços de emergência”, informou o serviço de ambulância.
Andy Burnham, prefeito de Manchester, disse que foi um caso grave.
“Eu diria às pessoas que estão ouvindo, primeiro para evitarem a área — é um incidente grave —, mas, ao mesmo tempo, posso tranquilizá-las imediatamente, pois o perigo imediato parece ter passado e a Polícia da Grande Manchester lidou com a situação muito rapidamente”, disse ele à rádio BBC.
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, afirmou estar “chocado” com o ocorrido.
“O fato de ter ocorrido no Yom Kippur, o dia mais sagrado do calendário judaico, torna tudo ainda mais horrível”, escreveu ele em uma publicação no X.
I’m appalled by the attack at a synagogue in Crumpsall.
The fact that this has taken place on Yom Kippur, the holiest day in the Jewish calendar, makes it all the more horrific.
My thoughts are with the loved ones of all those affected, and my thanks go to the emergency…
— Keir Starmer (@Keir_Starmer) October 2, 2025
Judeus celebram nesta quinta-feira (2) o Yom Kippur, Dia do Perdão, data considerada a mais importante do calendário judaico.