A Zeekr, marca chinesa de modelos premium pertencente ao grupo Geely, acaba de celebrar um ano de atividade no Brasil e tem muito o que comemorar. Mesmo com uma presença mais discreta do que Volvo e Geely, a montadora já emplaca mais modelos elétricos do que a BMW, ocupando hoje a terceira posição no mercado de veículos premium 100% elétricos, com 8% de participação acumulada em 2025.
Segundo dados da consultoria K.Lume, a chinesa emplacou 92 unidades no último mês de setembro, sendo 71 apenas do seu modelo mais recente, o 7X. SUV médio-grande, o modelo mede 4.787 mm de comprimento, tem entre-eixos de 2.900 mm e porta-malas de 616 litros.
4
Fonte: InsideEVs
Na motorização, o 7X traz bateria de 100 kWh, potência combinada de 645 cv, aceleração de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e autonomia de 423 km, segundo o Inmetro. O Zeekr 7X é vendido no Brasil em versão única Flagship AWD, por R$ 448.000.

7
Fonte: InsideEVs Brasil
Zeekr X: porta de entrada
Além do 7X, a montadora também oferece no país o SUV compacto Zeekr X, irmão de base e motorização do Volvo EX30, mas com maior refinamento no visual e no interior. Ele é equipado com motor elétrico traseiro de 272 cv, bateria de 66 kWh e aceleração de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos. De acordo com o PBEV, a autonomia é de 332 km.
Nas medidas, o Zeekr X tem 4.432 mm de comprimento, 1.836 mm de largura, 1.572 mm de altura e entre-eixos de 2.750 mm, com porta-malas de 362 litros — próximo ao de modelos médios, como o Jeep Compass.

Foto de: InsideEVs Brasil

Foto de: InsideEVs Brasil

Foto de: Motor1.com
O X tem duas versões, Premium e Flagship. A primeira parte de R$ 272.000, enquanto a segunda sai por R$ 298.000. A diferença está na motorização: a versão de entrada tem apenas motor traseiro (272 cv e 35 kgfm), enquanto a Flagship traz dois motores, somando 428 cv e 55,3 kgfm.
Como comparação, o Volvo EX30 traz o mesmo motor elétrico de 272 cv e 35 kgfm, mas oferece opção Extended Range, com 338 km de autonomia. No Zeekr X, a autonomia é de 332 km na Premium e 302 km na Flagship.

40
Fonte: Zeekr
Zeekr 001: rival do Taycan
Por fim, o mais potente — e caro — da linha é o Zeekr 001, de visual shooting brake. Ele é vendido no Brasil em duas versões: Premium (R$ 428.000) e Flagship (R$ 475.000). Suas dimensões — 4,97 m de comprimento, 1,99 m de largura e 1,56 m de altura — garantem amplo espaço interno e um porta-malas de até 2.144 litros.
A base do Zeekr 001 é a plataforma SEA (Sustainable Experience Architecture), desenvolvida pela Geely e compartilhada com o Volvo EX30. Essa arquitetura de 800 volts permite carregamento ultrarrápido e, no caso do 001, possibilita ainda carregar outros veículos elétricos (V2V) com potência de até 240 kW.
Queremos a sua opinião!
O que você gostaria de ver no Motor1.com?
Responda à nossa pesquisa de 3 minutos.
– Equipe do Motor1.com