Barroso anuncia aposentadoria do STF

DECISÃO

Magistrado poderia ficar no cargo até 2033

Prestes a deixar presidência do STF, Barroso diz que fará ‘reflexão profunda’ sobre aposentadoria (Foto: STF)

O ministro Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, anunciou sua aposentadoria no fim da sessão a Corte, nesta quinta-feira (9). O magistrado poderia ficar no cargo até os 75 anos, ou seja, até 2033.

“Quero ler uma cartinha para vossa excelência: senhor presidente, queridos amigos, prezados colegas, por doze anos e pouco mais de três meses ocupei o cargo de ministro deste STF, tendo sido presidente nos últimos dois anos. Foram tempos de imensa dedicação à causa da Justiça, da Constituição e da democracia. A vida me proporcionou a bênção de poder retribuir ao país o muito que recebi”, disse.

Barroso presidiu o STF de 2023 até a última semana, quando foi sucedido por Edson Fachin. Com a saída, caberá o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolher um novo ministro.

Durante o anúncio, Barroso disse não ter planos, mas afirmou que fará o um retiro em um centro da Brahma Kumaris. Em novembro, ele deve ir para a Alemanha e depois, em janeiro de 2026, em Paris, onde será professor visitante na Sorbonne.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia