Chevrolet Caravan da ACF vai ao SEMA Show

Uma perua nacional clássica dos anos 70, um motor K24 de Honda Accord preparado para até 1.000 cv e um sonho. É assim que ACF, apelido de Ricardo Freitas, irá competir no próximo SEMA Show, em Las Vegas (EUA), no próximo dia 4 de novembro.

Freitas é conhecido por unir técnica e planejamento em projetos de alta preparação. A Caravan Comodoro escolhida para o desafio foi refeita integralmente, preservando o estilo original, mas com um conjunto mecânico completamente novo. O motor K24, um dos mais conhecidos da Honda, foi preparado para trabalhar com potência acima de 1.000 cv e é controlado por uma injeção eletrônica FT700 Plus da FuelTech.

O plano vai além da exibição no evento. A Caravan equipada com a FT700 será levada até os Estados Unidos rodando, cruzando toda a América do Sul e Central antes de chegar a Las Vegas. A viagem começou em São Paulo (SP), passou por Joinville e Porto Alegre e se aproxima da fronteira com o Uruguai. O trajeto percorrerá ainda a Carretera Panamericana até a América Central.

O trajeto vem sendo acompanhado em tempo real por transmissões diárias nas redes sociais e no site da ACF Performance. Como carro de apoio, segue uma Toyota Hilux modificada com elevação de suspensão e reboque, usada para suporte nas estradas.



Brasileiro tuna Chevrolet Caravan com motor de Accord e estará no SEMA Show

Como carro de apoio, há uma picape Toyota Hilux preparada 

Foto de: Redação Motor1 Brasil

O motor é um K24, quatro cilindros 2.4 da série K da Honda, o mesmo usado em modelos como Accord e CR-V. Também marcou época no Brasil enquanto foi importado entre os anos de 2015 e 2021 com carroceria cupê. Conhecido pela robustez e pela ampla disponibilidade de peças, o motor é amplamente utilizado em preparações no mundo todo.

Na Caravan, recebeu virabrequim, pistões e bielas forjados, além de uma turbina dimensionada para suportar pressões elevadas. O sistema de arrefecimento usa watercooler, ajudando a manter a temperatura estável mesmo sob carga alta.



Brasileiro tuna Chevrolet Caravan com motor de Accord e estará no SEMA Show

Foto de: Redação Motor1 Brasil

A central eletrônica FT700 Plus faz o gerenciamento completo do conjunto. Ela controla ignição, injeção, pressão de turbo e mapas de potência, além de registrar dados de funcionamento e permitir ajustes instantâneos de acordo com altitude, temperatura e tipo de combustível. O sistema é essencial para garantir eficiência e segurança em uma viagem longa e com variações climáticas.

Por falar em câmbio, o ZF8HP é um automático convencional, com engrenagens planetárias e conversor de torque. Produzido desde 2008, é utilizado em mais de 90 modelos de 25 fabricantes, incluindo BMW, Land Rover, Jaguar e Maserati.



Brasileiro tuna Chevrolet Caravan com motor de Accord e estará no SEMA Show

Foto de: Redação Motor1 Brasil



Brasileiro tuna Chevrolet Caravan com motor de Accord e estará no SEMA Show

Foto de: Redação Motor1 Brasil



Brasileiro tuna Chevrolet Caravan com motor de Accord e estará no SEMA Show

Foto de: Redação Motor1 Brasil

Fotos de: Redação Motor1 Brasil

O sistema é conhecido pela versatilidade e pela facilidade de adaptação entre diferentes motores. Na Caravan, foi recalibrado para lidar com a potência do K24 turbo e proporcionar trocas rápidas e lineares.

O visual da Caravan preserva boa parte de suas características originais. O interior continua monocromático em marrom, a dianteira mantém os dois faróis redondos e o para-choque de ferro cromado, e as duas lanternas traseiras redondas seguem no mesmo formato da primeira fase da perua.

Vídeo: Karavan do ACF na estrada

Esperamos que ACF tenha sucesso no caminho até Las Vegas. Afinal, não é todo dia que vemos um projeto tão diferente feito no Brasil alcançando destaque em outros países.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia