O Motor1.com Brasil recebeu duas honrarias na 18ª edição do Prêmio SAE Brasil de Jornalismo que ocorreu durante o 32º Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL. O evento ocorreu nos dias 7 e 8 de outubro na capital paulista. A edição deste ano teve o patrocínio da Toyota.
Um dos principais prêmios do evento, a categoria Mídia Vídeo consagrou o De 100 a 5%, formato do Motor1.com já feito com sucesso na Europa. Em fevereiro, o Motor1.com Brasil junto 10 carros elétricos vendidos no Brasil, do popular BYD Dolphin Mini a luxuosos como o Mercedes-Benz EQS 450+ para mostrar o consumo no mundo real dos veículos, não simplesmente o que acontece quando a bateria acaba. Tudo seguindo as normas da própria SAE Brasil.
Nosso colunista Jason Vogel também foi premiado na categoria Mídia Internet com o texto “Ferrari 499P: tecnologia híbrida usou ‘etanol do vinho’ para vender 24 horas de Le Mans”. Nele, esmiuçou-se os por menores do supercarro eletrificado que encontrou solução inusitada para reduzir a emissão de carbono na famosa corrida ao mesmo tempo em que percorreu 5.272 km a uma velocidade média de 219 km/h.
142
Fonte: Motor1.com
O mega teste de carros elétricos
Utilizamos os mesmos critérios do maior teste de consumo realizado na Europa, feito por Motor1.com e InsideEVs Itália há 5 anos, conforme você pode acompanhar a edição mais recente aqui. O “De 100 a 5%” é um teste que foca no uso real, utiliza trechos entre cidade e estrada e também leva em consideração que nenhum proprietário irá chegar a zero em sua bateria.
Como dito, o De 100 a 5% foca em uso de vida real e por isso nosso teste de rodagem inclui trechos urbanos e rodoviários. Tomamos como referência as normas SAE, que são utilizadas pelo Inmetro, para a homologação de elétricos como uma base para o desenho da rota. Pela norma SAE, o roteiro deveria incluir um percentual de 45% de trajeto rodoviário e 55% de uso urbano.
Partindo da redação Motor1.com em São Paulo, definimos que o sábado seria melhor dia por conta de trânsito, mas não foi o que aconteceu no dia do teste. Acabamos em um cenário bem próximo de um dia útil, o que no fim foi muito mais positivo.
A escolha dos carros também seguiu algumas regras. Selecionamos os veículos por faixas de preço, entregando um leque que partiu dos R$ 122.000 a até quase R$ 1 milhão – carros para todos os gostos e bolsos. Também optamos por entregar uma variedade maior de tecnologias, e por isso, não repetimos marcas. Tamanhos, propostas, potências e tamanhos de bateria variados.