COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT
Em pouco mais de um mês desde a entrada das organizações sociais nas unidades de saúde, já são mais de 6 mil atendimentos e retomada de serviços para usuários da rede pública da capital
Mabel coleciona números positivos nas maternidades (foto divulgação)
1
1

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, esteve na manhã desta terça-feira (7/10) na Maternidade Nascer Cidadão para celebrar os 25 anos da entidade. A comemoração do prefeito, porém, não é exclusiva desta maternidade. Após pouco mais de um mês desde a troca da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc) por organizações sociais (OSs) na administração das três maternidades de Goiânia, Mabel coleciona números positivos, além do fato de as unidades de saúde terem deixado o noticiário, presença rotineira até então pelos problemas nos serviços prestados.
Após as mudanças de gestão, as maternidades da capital retomaram os atendimentos de urgência e emergência, cirurgias eletivas, consultas e exames ambulatoriais. Em pouco mais de 30 dias, as três unidades já somam mais de 6 mil atendimentos. Todas essas melhorias dão a Mabel o mérito de ter acertado em sua decisão. O prefeito foi criticado quando anunciou que trocaria a gestão das maternidades, mas os números mostram que ele estava certo e venceu esse embate, proporcionando melhorias para os usuários da capital.
Os números iniciais da gestão da Associação Hospitalar Beneficente do Brasil (AHBB), que agora administra a Nascer Cidadão, são bastante positivos: 160 partos, 843 atendimentos, 268 cirurgias e 2.700 exames, números referentes a menos de 30 dias de funcionamento. Além disso, foi inaugurado recentemente o novo laboratório de análises clínicas da unidade, que reduziu o tempo de entrega dos resultados de exames de 12 horas para 20 minutos.