Trump anuncia tarifa de 50% sobre exportações do Brasil aos EUA

ECONOMIA GLOBAL

Trump cita a suposta “perseguição” ao ex-presidente Jair Bolsonaro e volta a se referir ao assunto como ‘caça às bruxas’

Presidente Donald Trump (Foto: Casa Branca)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acaba de anunciar tarifa de 50% sobre todas as exportações do Brasil para o território norte-americano. Trata-se de cumprir a promessa que ele havia feito de retaliar os países do Brics. Trump também vinha atacando o governo brasileiro por supostamente perseguir o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Confira a íntegra da carta de Trump

A CASA BRANCA
WASHINGTON

9 de julho de 2025

Sua Excelência
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República Federativa do Brasil
Brasília
Brasil

Prezado Sr. Presidente,

Conheci e lidei com o ex-Presidente Jair Bolsonaro, e o respeitei profundamente, assim como fizeram a maioria dos outros líderes mundiais. A forma como o Brasil tem tratado o ex-Presidente Bolsonaro — um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos — é uma desgraça internacional. Este julgamento não deveria estar acontecendo. É uma caça às bruxas que deve terminar IMEDIATAMENTE!

Em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil às eleições livres e aos direitos fundamentais de liberdade de expressão dos americanos (como ilustrado recentemente pelo Supremo Tribunal Federal brasileiro, que emitiu centenas de ordens de censura secretas e ilegais a plataformas de mídia social dos EUA, ameaçando-as com multas milionárias e expulsão do mercado brasileiro), começando em 1º de agosto de 2025, aplicaremos ao Brasil uma tarifa de 50% em qualquer produto brasileiro enviado aos Estados Unidos, separadamente de todas as tarifas setoriais. Produtos que tentarem burlar essa tarifa de 50% por meio de transbordo estarão sujeitos a tarifas ainda mais altas.

Além disso, tivemos anos de discussões sobre nossa relação comercial com o Brasil e concluímos que devemos nos afastar do antigo e muito injusto relacionamento comercial prejudicado por tarifas, políticas não tarifárias e barreiras comerciais brasileiras. Nossa relação foi, infelizmente, tudo menos recíproca.

Por favor, entenda que a tarifa de 50% é bem menor do que o necessário para equilibrar o campo de jogo que devemos ter com seu país. E é necessário corrigir as graves injustiças do regime atual. Como o senhor sabe, não haverá tarifa se o Brasil, ou empresas dentro do país, decidirem construir ou fabricar produtos nos Estados Unidos e, de fato, faremos todo o possível para aprovar isso de forma rápida, profissional e rotineira — em outras palavras, em questão de semanas.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia