INSEGURANÇA
Vice-presidente classificou a medida como “injusta”
Trump ameaça novas tarifas ao Brasil e Alckmin reage: ‘Prejudica a própria economia americana’ (Foto: Marcelo Camargo – Agência Brasil)
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump disse, nesta quarta-feira (9), , em evento com líderes da África Ocidental, na Casa Branca, que divulgará novas tarifas ao Brasil. “O Brasil, por exemplo, não tem sido bom para nós, nada bom. Vamos divulgar um dado sobre o Brasil, acredito, no final desta tarde ou amanhã de manhã.”
Vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB) reagiu ao presidente dos Estados Unidos. “Eu não vejo nenhuma razão para aumento de tarifa em relação ao Brasil. O Brasil não é problema para os Estados Unidos. Então, é uma medida que, em relação ao Brasil, é injusta e prejudica a própria economia americana”, disse.
Trump já anunciou uma série de tarifas contra parceiros comerciais nos últimos dias. Nesta quarta, ele anunciou alíquotas que vão até 30% contra Argélia, Brunei, Iraque, Líbia, Moldávia, Sri Lanka e Filipinas.
Os Estados Unidos têm negociado novos acordos com parceiros comerciais, desde abril, quando anunciaram as chamadas tarifas “recíprocas”. Entre os que se concretizaram, houve um com o Reino Unido e outro com o Vietnã. Em relação a China, ocorreu uma trégua após aumentos consecutivos nas alíquotas.
LEIA TAMBÉM:
‘Não é culpado de nada’, diz Trump sobre Bolsonaro